sábado, 3 de março de 2018

Cirurgia bariátrica é retomada em Campo Grande após 2 anos


Por GABRIELA COUTO      Foto: Marcos Santos / USP Imagens



O serviço de cirurgia bariátrica no Sistema Único de Saúde (SUS) foi retomado em dezembro do ano passado pelo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS).

As operações estavam suspensas há dois anos no Estado em razão de problemas técnicos. Atualmente, aproximadamente 500 pessoas estão encaminhadas para realizar o procedimento na Capital. Outros 95 pacientes já estavam com as cirurgias agendadas antes da suspensão do serviço.

Com o título de segunda capital do País com mais obesos, a cirurgia bariátrica é o recurso de muitos para voltar a ter qualidade de vida. No ano passado, o Ministério da Saúde apontou que 58% dos entrevistados estavam pesando acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nesta semana, o HU oficializou parceria com a Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul – Hospital Regional (Funsau-HRMS) para ampliar o número de cirurgias bariátricas e ajudar a reduzir a fila de pacientes que aguardam por este serviço no Estado.

O HR vai ceder um médico para auxiliar nos procedimentos e, em troca, o HU realizará o atendimento ambulatorial bariátrico de um paciente encaminhado pelo hospital semanalmente. A expectativa é ampliar o número de cirurgias. Em média, são realizadas quatro por mês, mas o plano é chegar a quatro por semana.

Nenhum comentário: