sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Estreia: Lumiére! - A Aventura Começa



- Diretor do Instituto Lumière, em Lyon – e também do Festival de Cannes -, Thierry Frémaux aproveita o processo atualmente em curso de restauração dos 1422 filmes realizados por Louis Lumière e seus operadores para reunir, neste documentário, 108 deles, realizados entre 1895 e 1905. Sua análise do material comprova que a invenção de Lumière foi muito além do cinematógrafo – reconhecendo, é claro, que ele aproveitou os progressos anteriores de diversos inventores, acrescentando a dimensão pública que lhes faltava.

Através de uma narração minuciosa, Frémaux observa que Lumière criou também o remake, já a partir do filme inaugural do cinema, de 1895, retratando a saída dos operários da fábrica de sua família, em Lyon (onde funciona hoje o instituto). Tanto que este filme foi refeito pelo menos outras duas vezes, demonstrando a consciência de seu realizador sobre a composição dos planos, o lugar de colocação ideal da câmera para contar algo em 50 segundos (a duração destes primeiros filmes) e o conceito de encenação.

Isto foi feito não apenas em relação a estes pequenos documentários – afinal, Lumière criou também a ficção, em filmes como o famoso “O Regador Regado”, que mostra um jardineiro atormentado por um menino que trava o funcionamento de sua mangueira – igualmente um filme refeito e aperfeiçoado em novas versões.

O primeiro personagem do cinema foi, portanto, o povo – os operários da fábrica, como depois os nadadores do rio Saône, em Lyon. Mas também a intimidade familiar dos Lumière foi captada, com retratos intimistas do cotidiano das crianças, mostrando os primeiros passos de um bebê, crianças dançando, uma menina e um gato.

(Por Neusa Barbosa e Alysson Oliveira, do Cineweb)

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

Nenhum comentário: