quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Estreia: FALA SÉRIO, MÃE!



- Comediante que é marca registrada de sucessos como “De Pernas pro Ar” e “Minha Mãe é uma Peça”, Ingrid Guimarães dá sinais de cansaço na imagem que a consagrou e entra no piloto automático em “Fala Sério, Mãe!”, que protagoniza ao lado de Larissa Manoela.

O talento e o timing cômico de Ingrid são inegáveis, mas este roteiro, adaptado pela atriz, ao lado de Paulo Cursino e Dostoiewski Champagnatte, do livro homônimo de Thalita Rebouças, é uma sucessão de lugares-comuns, em que ela nunca se arrisca fora de sua zona de conforto. O máximo de provocação que esta história lhe oferece está em situações constrangedoras que esta mãe superprotetora cria para a filha Malu (Larissa), as piores envolvendo humor de banheiro. Uma das raras boas cenas envolve Malu quando menina (interpretada por Vitória Magalhães), numa aula de balé. A garotinha, visivelmente, não quer nada com as sapatilhas, mas a mãe insiste. A resistência da pequena Malu rouba a cena.

Quando Malu entra na adolescência é que as crises entre as duas explodem. Faria muito bem ao filme explorar situações comuns, cotidianas, de maneira leve, mas isso não acontece. A direção de Pedro Vasconcelos é burocrática e as sequências em que a mãe faz a filha pagar mico num ônibus escolar e outras não decolam. É tudo forçadinho, até a cena em que o comediante Paulo Gustavo, interpretando ele mesmo, aparece num supermercado e é obrigado a tirar selfies com todos os membros da família.

Nenhum comentário: