sexta-feira, 19 de junho de 2015

Videomonitoramento começa a funcionar hoje na capital

Correio do Estado

Ativação de sistema de videomonitoramento, a partir desta sexta-feira (19), pode trazer de volta investidores a região central de Campo Grande. Isso porque empresários e moradores cobravam reforço na segurança diante de atos de vandalismo, furto e roubo.

Conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), João Carlos Polidoro, ao se reforçar a segurança no Centro será possível ao empresário retomar investimentos e até mesmo dispensar, ainda que parcialmente, gastos com equipes privadas.
“Se o empresário sentir que o poder público dará conta, pode voltar a investir pela segurança e a promessa de revitalização. Contudo ainda temos problemas com estacionamento e o valor dos aluguéis”, disse João Carlos.

Na região do Centro foram registrados, de janeiro a maio deste ano, 1.962 crimes envolvendo furto, roubo, homicídio, lesão corporal e violência doméstica. A média chega a 390 casos por mês, número que se pretende reduzir a metade com a utilização de 22 câmeras de videomonitoramento.
Para Adelaido Luiz Espinoza, presidente do Conselho de Segurança do Centro, a sensação de segurança passa a ser ampliada e impor mudança de hábito da pichação ao papel jogado no chão, além dos comuns à vida noturna da Capital.

O sistema, avaliado em R$ 850 mil, teve recurso proveniente do Ministério da Justiça e levou quatro anos e dois dias para se tornar realidade. Hoje opera com a atuação de 40 agentes, sendo 22 da Guarda Municipal e seis da Polícia Militar, Agência Municipal de Trânsito (Agetran) e Defesa Civil.

Nenhum comentário: