sexta-feira, 19 de junho de 2015

Fête de la Musique aproxima a cultura francesa de Campo Grande


“Viver a música juntos” é a ideia que direciona às ações em torno da Fête de la Musique neste ano. Na Capital, o festa será celebrada nesta sexta-feira (19), às 19h30min, no Teatro Aracy Balabanian – Rua 26 de agosto, 453. Além de divulgar a cultura francesa, o evento oferece espaço para a aproximação entre expressões artísticas que ultrapassam as fronteiras geográficas. Entre as atrações, o público poderá conferir apresentações de alunos, professores e artistas como a cantora Bianca Bacha, os músico da Escola Cant’arte Educação Musical e os dançarinos da companhia de dança de salão da UFMS.

A música é capaz de inspirar, aproximar e alegrar. Esses valores são centrais para a festa, que pretende ser um momento de encontro e troca entre todos os que se interessam pela francofonia. O caráter popular da comemoração é central à sua realização. Na França, por exemplo, apresentações musicais tomam as ruas das cidades no dia da festa e todos têm acesso garantido à arte. “É uma festa multicultural, plural. O mote da Fête se reveste do sentimento de compartilhar, de fazer juntos”, considera Márcia Saddi, diretora de comunicação e marketing da Aliança Francesa de Campo Grande (AFCG).

Neste espírito de comunhão, mais de 120 países também realizarão concertos e apresentações para demonstrar a diversidade e a amplitude das práticas musicais. Para esta edição, o desafio é o de equilibrar o peso de questões relacionadas ao racismo e ao anti-semitismo e o universo artístico e poético que o evento oferece. “A cada ano, o Ministério da Cultura e Comunicação da França divulga uma temática a ser trabalhada. Para o ano de 2015, a temática será o racismo e o anti-semitismo, discursos ainda pouco integrados no seio de nossa sociedade, quando comparamos com o que a Europa vive hoje”, ressalta a diretora. A temática mobilizou a equipe organizadora da Fête a inserir momentos poéticos que tratam dessas questões.

Encerrando o primeiro semestre do ano letivo, a Fête de la Musique é o principal evento cultural da AFCG, instituição que busca expandir os horizontes culturais em relação à francofonia nas comunidades em que está inserida. “Para muitos de nossos alunos, a Fête viabiliza um maior contato com esse universo. A presença cada vez maior de músicos e artistas reconhecidos também denota como o evento tem crescido na cidade”, ressalta Márcia. Ela lembra que os ensaios para a festa desempenham função pedagógica essencial ao ensino da língua francesa. “Desde o primeiro ano, os alunos têm essa oportunidade”, pontua.

Nenhum comentário: