sexta-feira, 19 de junho de 2015

Novo projeto de lei quer padronizar carregadores de celular no Brasil

Idgow

Um novo projeto de lei do deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES) quer padronizar os carregadores de todos os celulares fabricados e vendidos no Brasil.

Segundo o Estadão, a proposta foi discutida nesta terça-feira, 16/6, em uma audiência pública na Câmara dos Deputados.

Agora, o projeto aguarda parecer do relator da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática para que possa então ser votado.

"É possível, sim, definir por lei um padrão, inclusive também para outros dispositivos móveis, como tablets. Não se justifica adiar uma decisão que pode trazer um avanço em termos de meio ambiente e durabilidade dos bens de consumo”, afirma a coordenadora institucional da associação de defesa ao consumidor Proteste, Maria Inês Dolci.

Por outro lado, a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) diz que as 14 fabricantes de celulares que representa no país já cumprem de forma voluntária um nível de padronização que considera alto – de acordo com a associação, que é contra os 100% por lei, cerca de85% dos carregadores já são intercambiáveis atualmente.

Vale notar que, pelo projeto de lei, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) seria a responsável para definir o novo padrão dos carregadores.

Nenhum comentário: