quarta-feira, 17 de junho de 2015

Chimpanzé em cativeiro ganha proteção de animal em extinção


Folhapress

Chimpanzés mantidos em cativeiro agora terão as proteções legais concedidas a animais em extinção nos Estados Unidos. A decisão é do Serviço Americano de Peixes e Vida Selvagem (FWS, na sigla em inglês) e pode barrar as pesquisas invasivas realizadas com esses animais, segundo a revista "Scientific American".

Os chimpanzés que vivem na natureza já têm a mesma proteção legal de animais em extinção desde a década de 1990, o que na prática impede sua importação e exportação e também que danos sejam causados a eles. O FWS propôs em 2013 a alteração da regra, que estendia os benefícios aos animais em cativeiro.

Segundo a revista, a proteção agora será estendida a mais de 700 chimpanzés usados em pesquisas, além dos que vivem em zoológicos ou participam de eventos de entretenimento, como os circos.
A única exceção, aponta a publicação, fica para pesquisas que possam "beneficiar as espécies em estado selvagem" ou auxiliar a propagação ou a sobrevivência do chimpanzé, incluindo o trabalho para melhorar o habitat do animal e a gestão das populações selvagens.

A proteção aos chimpanzés está sendo discutida em outro processo legal. A Suprema Corte de Nova York deve decidir se dois chimpanzés mantidos na Universidade de Stony Brook são "pessoas" mantidas no local ilegalmente. Segundo a revista, os argumentos foram ouvidos e a decisão deve sair nos próximos meses.

Nenhum comentário: