segunda-feira, 20 de abril de 2015

Santos e Palmeras voltam a decidir após 56 anos


Band

Dois dos principais clubes do estado, Santos e Palmeiras voltarão a decidir o Campeonato Paulista depois de 56 anos. A última final entre as equipes foi a do Paulistão de 1959 e teve o Verdão como campeão daquele que ficou chamado como “Supercampeonato de 1959". Na época, o jovem santista Pelé havia acabado de ganhar a primeira das três Copas do Mundo, um ano antes, na Suécia.

A disputa do título recebeu esse nome pela necessidade da realização da terceira partida, já que os dois primeiros jogos terminaram empatados.

No dia 5 de janeiro de 1960, o primeiro jogo da decisão ficou no 1 a 1, no Pacaembu. Pelé abriu o placar para o Peixe, mas Zequinha definiu o empate.

Dois dias depois, as equipes voltaram a jogar no estádio municipal e desta vez o duelo terminou 2 a 2. Pepe marcou os dois gols do time da Baixada enquanto Getúlio (contra) e Chinesinho balançaram a rede pelo lado alviverde.

O terceiro e decisivo confronto foi disputado no dia 10 de janeiro, também no Pacaembu. Com as voltas de Jair Rosa Pinto e Pagão ao time titular, o Peixe até saiu na frente com gol de Pelé, mas Julinho Botelho e Romeiro viraram o jogo e garantiram o título do Palmeiras.

A partir do próximo domingo, o Palmeiras inicia a busca do seu 23º título estadual. Já o Santos, que irá disputar a 7ª final consecutiva, tenta a 21ª conquista.

Nenhum comentário: