quarta-feira, 29 de abril de 2015

Centro Municipal de Música tem espaço para atividades



Apesar da crise envolvendo a prefeitura em relação à área cultural da cidade, o setor musical tem pelo menos um motivo para comemorar. Com o Centro Municipal de Música (CMM), inaugurado em setembro do ano passado, a Orquestra Sinfônica Municipal, o Coral Municipal e a Banda Municipal Maestro Ulisses Conceição passaram a ter um espaço condizente às suas atividades.

A estrutura – localizada na Rua Rui Barbosa, 703 – conta com seis salas para ensaios, além de outras três administrativas, que também servirão a projetos musicais desenvolvidos no local, como o
Curso de Música para Servidores Municipais. Ainda há um auditório, que serviu de palco para a comemoração de 39 anos da Banda Municipal, em concerto didático realizado na última quinta-feira.
“Essa mudança de local teve um impacto positivo enorme nas nossas ações. Quem conheceu o espaço anterior se lembra da precariedade das instalações. O novo endereço do Centro de Música abre as portas para uma nova fase”, explica o gestor do centro e maestro da Banda Municipal, Ozéias Evangelista.

“Passamos mais de uma década no espaço anterior, que oferecia salas pequenas, com acústica péssima. Ele não correspondia ao desenvolvimento cultural da cidade”, comenta. O antigo espaço do Centro Municipal de Música ficava na Rua Severino Ramos de Queiroz. “O prédio antigo era desumano”, critica.

Com o Centro Municipal de Música, as atividades musicais dos grupos abrigados no local se intensificaram. “Estamos criando parcerias para otimizar nossas ações, chegar a novos públicos e fortalecer os grupos musicais que existem”, aponta Ozéias. Ele pontua, por exemplo, um convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. No caso, a Orquestra Sinfônica da UFMS utilizará o espaço do centro para ensaios.
Segundo o maestro da Sinfônica Municipal, Eduardo Martinelli, a estrutura é fundamental para o bom desempenho de uma orquestra sinfônica. Com o maior número de salas, tornou-se possível a realização de ensaios de naipe, ou seja, de cada grupo de instrumentos. “O espaço vai contribuir muito para aproveitar as condições técnicas de cada músico”, afirmou.
Com um espaço específico para as atividades da orquestra, Campo Grande começa a se aproximar de grandes centros que contam com orquestras tradicionais. Segundo Ozéias, além do prédio, o corpo da banda e da orquestra está recebendo novos músicos.
Em 2012, foi realizado concurso que aprovou músicos, sendo 23 para a Orquestra Sinfônica e 21 para a Banda Municipal. “À medida que desenvolvemos nossas atividades, também estamos conseguindo convocar alguns músicos. Atualmente, cerca de 10 já foram chamados e integram os grupos”, explica o gestor do centro.

Na quinta-feira, no Sesc Horto, às 20h, acontece mais uma edição do projeto Concerto Didático da Banda Municipal, que tem o objetivo de criar público e divulgar a cultura musical. O evento é aberto e gratuito a todos os interessados. Trata-se de uma ação que acontecerá mensalmente.

Nenhum comentário: