terça-feira, 21 de abril de 2015

Morre ator e diretor Claudio Cunha,o analista de Bagé


O Globo

Intérprete mais famoso do Analista de Bagé, Claudio Cunha morreu nesta segunda-feira em Porto Alegre, onde estava se apresentando com a peça "A casa caiu". O ator, diretor e cineasta de 68 anos passou mal de madrugada, chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu a um infarto pela manhã. O velório vai acontecer hoje(21), às 14h, no Cemitério Gethsêmani, Morumbi, em São Paulo, cidade natal de Claudio.

Com uma extensa produção no cinema e no teatro, Claudio dirigiu em 1978 o filme "Amada amante", com bilheteria significativa, e, por mais de 30 anos, deu vida ao analista de Bagé nos palcos. O personagem de humor, criado por Luis Fernando Verissimo em 1981 para retratar a personalidade do homem gaúcho, teve a sua primeira montagem no teatro em 1982.

Em 1998 "O analista de Bagé" entrou para o "Guinness book" como a peça de maior tempo em cartaz e Claudio foi citado como o ator que por mais tempo interpretou um mesmo papel. Sobre o trabalho, ele dizia ser "um paulista que se vestia de gaúcho pra ganhar a vida".

Claudio iniciou a carreira no cinema aos 24 anos, produziu diversos curtas e 13 longas-metragens. Entre os filmes que dirigiu, estão a pornochanchada "Oh! Rebuceteio", de 1984, e "Profissão mulher", de 1982, com Otávio Augusto, Cláudio Marzo e Lady Francisco. Mas foi no teatro que abriu um novo capítulo de sua história, encontrando na comédia uma rica área de atuação.

Para Claudio Lisboa, um de seus filhos, a contribuição dele para a cultura foi grande:

- Ele era uma pessoa incrível, um sonhador, um cara que acreditava demais no trabalho dele. Ele tinha uma alegria de fazer as pessoas rirem. Conseguiu se reinventar na profissão virando ator e humorista, depois da experiência dirigindo filmes. Talvez em algum momento tenha se ressentido por não ter recebido sempre todo o retorno que merecia, pelo valor que tinha, mas morreu tendo consciência da importância do seu trabalho e se orgulhava muito. Ele levou o teatro para cidades que nunca tinham visto uma peça e morreu como ator mambembe, que viajava para levar a sua arte.

Nos últimos tempos, Claudio estava animado com futuros projetos como o convite para participar da novela "Os dez mandamentos", da Record, e a preparação de um livro de memórias sobre o cinema e o teatro.

Claudio Cunha foi casado Simone Carvalho e Edna Velho. Deixa quatro filhos e uma neta.

Nenhum comentário: