segunda-feira, 27 de abril de 2015

Câmara abre semana de homenagem ao Dia da Liberdade de Imprensa

Correio do Estado


Amanhã, às 10h, haverá sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia da Liberdade de Imprensa. O autor do requerimento que solicitou a realização do evento é o parlamentar Nelson Marchezan Junior (RS). A solenidade será no Plenário Ulysses Guimarães, e marcará o início da semana que comemora a data no mundo – 3 de maio.

Em seu pronunciamento, o tucano fará uma defesa veemente da liberdade de imprensa e de expressão. “Infelizmente, esse direito encontra-se ameaçado no Brasil. O atual governo, sob o argumento de promoção da democratização da mídia por meio de sua regulação econômica, pretende amordaçar a imprensa, a exemplo do que fizeram os governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro, na Venezuela, e Cristina Kirschner”, destacou.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado por Assembleia-Geral em 1993, na sequência da Declaração de Windhoek, aprovada num seminário de jornalistas, organizado pela ONU e a Unesco na Namíbia, em 1991. Este documento faz um apelo à comunicação social livre, independente e pluralista em todo o mundo, caracterizando a imprensa livre como essencial para a democracia e como um direito humano fundamental.

No Brasil, o dia é comemorado em 1º de junho e foi estabelecido pela Lei 9.831 de 13 de setembro de 1999, resultado da aprovação do Projeto de Lei nº 3.559/1997, de iniciativa do falecido deputado Nelson Marchezan, pai de Marchezan Júnior. A definição partiu de iniciativas da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que sugeriram a data de 1º de junho.

Nenhum comentário: