terça-feira, 28 de abril de 2015

Defesa junta laudos para tentar impedir execução de brasileiro


A defesa do paranaense Rodrigo Gularte, de 42 anos, condenado a morte por tráfico de drogas na Indonésia, reuniu laudos médicos que atestam que o brasileiro é portador de esquizofrenia.

O governo indonésio garante que não há mais recurso, mas os advogados tentam a última cartada para livrar o cliente do fuzilamento, que deve ocorrer ainda neste semana. Segundo a lei do país, doentes mentais não podem ser responsabilizados por seus crimes.

Há seis anos em Jacarta, o mineiro Davi dos Santos, contou por telefone que Gularte é destaque na imprensa local. Na lista das execuções desta semana também estão estrangeiros da Austrália, das Filipinas e da Nigéria.

Rodrigo Gularte foi preso em 2004, ao entrar no país asiático com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi processado e condenado à morte no ano seguinte.

Ele pode se tornar o segundo cidadão brasileiro a ser executado na Indonésia este ano após o fuzilamento de Marco Archer, em janeiro, também condenado por tráfico de drogas.

Nenhum comentário: