segunda-feira, 16 de março de 2015

Youtube passa a suportar vídeos em 360 graus

Não é propriamente uma novidade mas, agora que foi confirmado, já é possível ver as suas verdadeiras potencialidades: a Google confirmou e demonstrou nesta sexta-feira a capacidade de o Youtube reproduzir vídeos filmados em 360 graus. Este é um anúncio que confirma os rumores lançados em janeiro, durante o CES.
Claro que a visualização deste tipo de vídeos resulta numa experiência bastante melhor se tiveres um headset de realidade virtual como os que a Google e a LG já fizeram para os seus smartphones, já que basta mover o equipamento (neste caso a cabeça) para veres o que está a acontecer “à tua volta” no vídeo. Esta funcionalidade vai estar disponível apenas mais tarde nos dispositivos com iOS.
Já no browser, é possível ter uma visão completa ao navegar com as setas que aparecem na canto superior esquerdo do vídeo. O sistema de uploads deste tipo de vídeos é um pouco diferente do normal mas o YouTube está a trabalhar num sistema de deteção automática deste tipo de vídeos.
Para já, a Giroptic, a Kodak e a Real Tech são algumas das empresas, com quem o Youtube está a trabalhar no desenvolvimento de câmaras que ofereçam esta funcionalidade.

Nenhum comentário: