sábado, 21 de março de 2015

França rejeita projeto que proibe modelos muito magras de desfilarem

Folhapress

A Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Nacional Francesa rejeitou, na última quarta-feira (18), um projeto de emenda à Lei da Saúde do país que impedia modelos consideradas muito magras de participarem de desfiles de moda e campanhas fotográficas.

Segundo o jornal francês "Le Monde", os deputados consideraram que tal interdição poderia gerar algum tipo de discriminação. O texto sugeria que modelos com IMC (índice de massa corpórea) inferior a 18 não poderiam trabalhar em tais circunstâncias.

Segundo a proposta, as agências de modelo seriam obrigadas a divulgar o IMC de suas modelos e, se fosse constatado que alguma delas é excessivamente magra - levando em conta a média padrão das tops, de 1,75 m, elas não poderiam ter menos de 55 kg -, a agência poderia pagar 75 mil euros de multa. Os envolvidos na contratação poderiam ser sentenciados a até seis meses de prisão.

O assunto, no entanto, pode voltar à tona, possivelmente reformulado, já que os deputados devem discutir o projeto novamente em assembleia no fim de março.

Nenhum comentário: