domingo, 15 de março de 2015

WhatsApp libera o recurso de ligações para usuários de Android



Agora é quase oficial: o recurso de chamadas telefônicas via WhatsApp, anunciado em 2014, já está disponível para usuários de Android, inclusive no Brasil.

Para que a função de ligação seja habilitada, é preciso estar com a versão mais recente do aplicativo instalada, 2.11.561, além de receber uma chamada telefônica de convite de alguém que já esteja com a funcionalidade habilitada.

A ausência de um comunicado oficial por parte do WhatsApp dá a entender que o recurso está mesmo sendo liberado aos poucos. Só por convites e só para usuários Android. Nem mesmo com convites os usuários de iOS conseguem fazer chamadas telefônicas pelo aplicativo.
A versão compatível com o recurso de ligações já está disponível na Google Play, loja de aplicativos do sistema Android, desde quinta-feira (12.03).

Anteriormente, era necessário ir atrás de uma versão do WhatsApp que só estava disponível no site do serviço, e instalar essa versão “por fora”, ou seja, mudando as configurações de segurança do Android e permitindo a instalação de apps de "fontes desconhecidas" no aparelho.
O iG testou o recurso no final da manhã dessa sexta-feira (13.03) e pode comprovar que está funcionando. Primeiro, atualizamos o aplicativo do WhatsApp via Google Play para a versão disponibilizada no dia 12 de março. Logo de primeira, a ligação convite não habilitou a nova função no app.

Foi só depois da segunda ligação convite que o aplicativo mudou sua interface e ganhou as tão esperadas abas, dentre elas a de ligações.
Também tentamos convidar um usuário de iOS, sistema da Apple, mas o próprio WhatsApp avisou que aquele contato precisaria de uma nova versão do app, ainda não disponível no iTunes.
Com a funcionalidade habilitada na aba de ligações do WhatsApp, o usuário pode finalmente ligar para seus contatos utilizando a rede de dados, 3G ou 4G, ou ainda Wi-Fi, economizando, desta forma, a franquia de minutos da sua operadora.

A qualidade da ligação ainda é instável, algumas boas, outras ruins, pois depende do sinal da operadora ou da rede de Wi-Fi ao qual o usuário está conectado.
De qualquer forma, o recurso funciona, e de forma bem similar às chamadas telefônicas do Facebook Messenger e do Viber. Vale lembrar que essa funcionalidade não é nova, além dos aplicativos já citados, o Skype faz isso há algum tempo.

Saiba qual a sua versão do WhatsApp

Para saber que versão do WhatsApp está rodando no seu smartphone vá no menu do lado direito, os três pontinhos, e selecione "Configurações". Depois "Ajuda" e logo após "Sobre". Nesta tela vai aparecer o número da sua versão. A que é compatível com o recurso de ligações é a 2.11.561.
Caso seu smartphone não esteja configurado para baixar as atualizações de aplicativos automaticamente, abra a Google Play e digite "WhatsApp". Se a versão que você possui não é a mais recente a própria loja vai disponibilizar um botão de "Atualizar". Atualize.
Com a versão mais recente no seu aparelho, torça para receber uma ligação. Ou saia procurando entre seus contatos quem já tem o recurso e pode te convidar.

Nenhum comentário: