segunda-feira, 16 de março de 2015

Marco recebe workshop sobre antropologia urbana relacionada à arte visual



 O Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco) e o Itaú Cultural abrem as inscrições, de 16 de março a 2 de abril, para as 20 vagas da Oficina-Site-Specific da série Workshop Singularidades/Anotações. As aulas serão ministradas pela artista multimídia e pesquisadora Raquel Garbelotti, nos dias 14 a 15 de abril (terça  e quarta-feira), das 14 às 18 horas.

As aulas são voltadas para artistas visuais, estudantes, professores de artes e interessados com formação em outras áreas. Os temas a serem abordados remetem à antropologia urbana, cultura e espaço-tempo em seus aspectos sociais, por meio das relações práticas dos artistas com as cidades.

Site-Specific é a qualificação para obras de arte ou instalações criadas para um ambiente ou espaço determinado. O assunto é uma das especializações de Raquel Garbelotti, que em suas aulas no Marco apresentará o conceito aos alunos, a partir de atividades práticas e experimentais com o uso de materiais como câmeras de foto e/ou vídeo, papel paraná, tesoura, estilete, fita crepe, esquadros e escalímetro. O programa do workshop prevê, ainda, a produção de fotografias, vídeos, operação de edição e a confecção de maquetes, tendo como fim, outros dois campos de domínio da artista, a videoinstalação e o cinema de exposição.

Esta oficina é a segunda da série de workshops Singularidades/Anotaçõesque durante 2015 vai itinerar por dez cidades do país – em locais sendo definidos –, ministradas por 11 artistas contemplados no programa Rumos Artes Visuais, do Itaú Cultural.

Raquel Garbelotti – Nasceu em Dracena, interior de São Paulo, em 1973. É artista e pesquisadora, doutora pela ECA/USP nos problemas da vídeo-instalação e cinema de exposição. Docente na Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes) desde 2004, há 13 anos trabalha com vídeo-instalações e já apresentou o projeto Juntamentz – resultado de um dos desdobramentos de suas pesquisas na Ufes – em exposições pelo Brasil e exterior.

Entre as diversas partições de Raquel em mostras coletivas e individuais, vale destacar a exibição em Translations/Traduções2006, na Warc Gallery, em Toronto (Canadá), na 8a Bienal do Mercosul – Ensaios de Geopoéticas,em 2011, em Porto Alegre, a apresentação de seu projeto intitulado Boa Vista na 25a Bienal de São Paulo, a mostra coletiva Cover = Encenação + Repetição no MAM de São Paulo, e a incursão de seu trabalhoCinemaquete, com aval do programa Capacete, na 7a Bienal do Mercosul – Grito e Escuta. Raquel apresentou ainda um projeto discursivo sobre práticas cinematográficas e documentais a convite do Capacete na 29a Bienal de SP em 2010, e no Panorama da Arte Brasileira no MAM de SP, em 2011.
         
 Serviço

Workshop Itaú Cultural: Singularidades/AnotaçõesOficina-Site-Specific, com Raquel GarbelottiDias 14 e 15 de abril (terça e quarta-feira), das 14 às 18 horas
Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul – Marco
Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Pq. das Nações Indígenas– Campo Grande – MS

Nenhum comentário: