terça-feira, 31 de março de 2015

Call center oferece 280 vagas para agentes de atendimento


A BT Call Center, empresa do grupo Oi, está selecionando agentes de atendimento para suas unidades em Campo Grande (MS). Ao todo, são 280 vagas permanentes para início imediato, após a conclusão do processo seletivo. 

Os candidatos não precisam ter experiência profissional, desde que sejam maiores de 18 anos, tenham ensino médio completo, conhecimento básico em informática e disponibilidade para trabalhar nos períodos vespertino e noturno - com carga horária diária de 4 horas e 10 minutos. A companhia oferece treinamento especializado e remunerado, vale transporte, vale refeição ou alimentação, auxílio creche, plano de saúde e outros benefícios, além de oportunidade de crescimento.  A BT também possui plano de carreira, com promoção anual de aproximadamente 10% do quadro geral.

Serviço:

Os interessados devem encaminhar currículo para os endereços abaixo ou por e-mail: 
Rua Santa Bárbara, 605 – Vila Rica
Rua Maracaju, S/N – esquina c/ a Rui Barbosa (Portaria da Maracaju)
E- mail: recrutamento.ms.brtcc@brtcc.com.br
Mais informações: 0800-644-31-11

Robin Williams restringium uso de sua imagem durante 25 anos

Band

A família de Robin Williams encontrou um empecilho judicial nesta segunda-feira, dia 30, em um tribunal de São Francisco, nos Estados Unidos, na hora de partilhar as propriedades do ator.

De acordo com uma revisão feita pela advogada Laura Zwicker, o ator planejou, em vida, um contrato que restringe o uso da sua imagem, nome e objetos durante 25 anos após sua morte.

Segundo Laura, qualquer publicidade ligada ao nome de Williams só será permitida em agosto de 2039. O dinheiro arrecadado pelos direitos de imagem será encaminhado para a fundação Windfall, uma instituição de caridade criada por representantes legais da família.

Para ela, a atitude foi pioneira entre os artistas, e pode se tornar comum nos próximos anos. Robin Williams se enforcou no dia 11 de agosto do ano passado. Ele lutava contra um grave quadro de depressão.

Agora todo Android faz chamadas de voz no WhatApp

Tecmundo

O aplicativo de troca de mensagens via tablet ou smartphone WhatsApp acaba de ficar mais interessante. Finalmente, ele liberou para todos os usuários do Android a função de realizar chamadas de voz entre você e um de seus contatos, gerando uma nova alternativa (ainda sem qualquer custo) para as tradicionais conversas de texto.

Você vai notar que a interface do WhatsApp no Android ficou um pouco diferente. Uma aba "Ligações" foi adicionada ao lado de "Conversas" para separar chamadas de voz e de texto. Há outra forma de começar uma ligação: nos chats envolvendo mensagens com contatos que estão adicionados na lista de amigos, é só clicar no ícone do telefone.

Em fevereiro, os primeiros sortudos a receberem o recurso já puderam testar a função. No mês seguinte, um novo pacote de convites foi enviado. Na nova atualização, entretanto, não há mais testes a serem feitos e todos os usuários foram agraciados com as chamadas de voz.

Vale lembrar que o recurso só está disponível para dispositivos Android, ao menos até o momento, e não requer gastos adicionais — exceto uma conexão estável com a internet. Recentemente, o criador do WhatsApp afirmou que a função chega ao iOS em breve, o que deve significar daqui a algumas semanas, quando a estabilidade das chamadas no sistema operacional da Google for atingida.

A versão do WhatsApp que permite as chamadas por voz é a 2.12.5. Se você ainda não tem o mensageiro instalado no seu Android, clique aqui para baixar.

Agora é lei mãe pode registrar filho em cartório sem a presença do pai

Agência Senado

A partir desta terça-feira (31) mães poderão se dirigir aos cartórios para providenciar o registro de nascimento de seus filhos. A autorização está prevista na Lei 13.112/2015, publicada no Diário Oficial da União. A norma sancionada pela presidente Dilma Rousseff equipara legalmente mães e pais quanto à obrigação de registrar o recém-nascido.

Conforme o texto, cabe ao pai ou à mãe, sozinhos ou juntos, o dever de fazer o registro no prazo de 15 dias. Se um dos dois não cumprir a exigência dentro do período, o outro terá um mês e meio para realizar a declaração.

Antes da publicação da lei, era exclusiva do pai a iniciativa de registrar o filho nos primeiros 15 dias desde o nascimento. Apenas se houvesse omissão ou impedimento do genitor, é que a mãe poderia assumir seu lugar.

O texto que deu origem à Lei (PLC 16/2013) foi aprovado pelo Senado no dia 5 de março.

Declaração de nascido

O texto deixa claro que será sempre observado artigo já existente na Lei dos Registros Públicos (Lei 6.015/1973) a respeito da utilização da Declaração de Nascidos Vivos (DNV) para basear o pedido.

Pelo artigo citado (artigo 54), o nome do pai que consta da DVN não constitui prova ou presunção da paternidade. Portanto, esse documento, emitido por profissional de saúde que acompanha o parto, não será elemento suficiente para a mãe indicar o nome do pai, para inclusão no registro.

Isso porque a paternidade continua submetida às mesmas regras vigentes, dependendo de presunção que decorre de três hipóteses: a vigência de casamento (artigo 1.597 do Código Civil); reconhecimento realizado pelo próprio pai (dispositivo do artigo 1.609, do mesmo Código Civil); ou de procedimento de averiguação de paternidade aberto pela mãe (artigo 2º da lei 8.560, de 1992).

CCJ da Cámara Federal aprova proposta que reduz maioridade penal


Agência Brasil

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) acaba de aprovar o voto em separado do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), favorável à admissibilidade da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Foram 42 votos a favor e 17 contra - resultado que gerou protesto de manifestantes presentes na reunião.

Antes, havia sido rejeitado o relatório do Luiz Couto (PT-PB), que era contrário à proposta. Couto argumentou que a proposta fere cláusula pétrea da Constituição, o que a tornaria inconstitucional.

No parecer vencedor, Marcos Rogério afirma que a redução da maioridade penal “tem como objetivo evitar que jovens cometam crimes na certeza da impunidade”. Ele defendeu que a idade para a imputação penal não é imutável. "Não entendo que o preceito a ser mudado seja uma cláusula pétrea, porque esse é um direito que muda na sociedade, dentro de certos limites, e que pode ser estudado pelos deputados", disse.

Já o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) lamentou o resultado: “Estamos decidindo mandar para um sistema falido, com altíssimas taxas de reincidência, adolescentes que a sociedade quer supostamente recuperar. É um enorme contrassenso.”

PT, Psol, PPS, PSB e PCdoB votaram contra a proposta. Os partidos favoráveis à aprovação da admissibilidade foram PSDB, PSD, PR, DEM, PRB, PTC, PV, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB. Já os que liberaram suas bancadas porque havia deputados contra e a favor foram os seguintes: PMDB, PP, PTB, PSC, SD, Pros, PHS, PDT, e PEN.

Tramitação

No exame da admissibilidade, a CCJ analisa apenas a constitucionalidade, a legalidade e a técnica legislativa da PEC. Agora, a Câmara criará uma comissão especial para examinar o conteúdo da proposta, juntamente com 46 emendas apresentadas nos últimos 22 anos, desde que a proposta original passou a tramitar na Casa. 

A comissão especial terá o prazo de 40 sessões do Plenário para dar seu parecer. Depois, a PEC deverá ser votada pelo Plenário da Câmara em dois turnos. Para ser aprovada, precisa de pelo menos 308 votos (3/5 dos deputados) em cada uma das votações.
Depois de aprovada na Câmara, a PEC seguirá para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.

Se o Senado aprovar o texto como o recebeu da Câmara, a emenda é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado. Se o texto for alterado, volta para a Câmara, para ser votado novamente.

Pitty lança novo clipe


Rockdeverdade

A cantora clipe lançou clipe para a faixa “Um Leão“, música essa que está presente no álbum “Setevidas“, lançado no ano passado.

Clipe foi gravado e dirigido por Ricardo Spencer, parceiro de longa data da cantora. As imagens captam Pitty de uma forma inusitada, mostrando um lado nunca antes visto da roqueira. Todo em preto em branco, ela aparece dançando, numa performance que segue o ritmo e sentido de “Um Leão“, num movimento quase de libertação.

Exposição Sobre Ares,Sobre Mares acontece em Campo Grande

Composta por pinturas, ilustrações e esculturas em papel machê, a exposição artística “Sobres ares, Sobre Mares”, da artista Sarah Caires, 22 anos, traz com integração lúdica, personagens em harmonia com elementos naturais. O lançamento ocorre no dia 1º de abril, às 19h, no Fran s Café, com a presença da artista. A mostra vai até o dia 15.

Sarah Caires é uma jovem que expõe seu trabalho conjuntamente com o de outros artistas desde 2012. Formada em Artes Visuais, pela UFMS, formação que a ajudou a disciplinar sua sensibilidade, direcionando-a para suas obras. Desde cedo a artista viu-se em meio às tintas e pinceis de seu pai, também pintor, o que a estimulou a seguir o caminho da arte.


Esta é sua primeira exposição individual cujas obras foram feitas com técnicas de pintura e ilustração. Influenciada por vários artistas de diversas linguagens, Sarah Caires destaca dois que residem no Sul do Brasil e que produzem trabalhos que ela sempre acompanha: Biel Carpenter, de Curitiba e Carol W. Cunha, de Porto Alegre.

A cafeteria Fran s Café vem abrindo espaço para os artistas, escritores e fotógrafos locais, desde 2013, com o objetivo de incentivar jovens talentos e também proporcionar acesso à cultura para as pessoas que frequentam o local.

A exposição “Sobre mares, Sobre ares”, de Sarah Caires será lançada no dia 01 de abril, às 19h, no Fran´s Café, com a presença da artista, e fica até o dia 15. A entrada é gratuita.
Serviço: A exposição artística “Sobre mares, Sobre ares”, da artista Sarah Caires, acontece de 01 a 15 de abril de 2015, na cafeteria Fran s Café.

Endereço: rua Marechal Rondon, 2453 (esquina com rua 13 de Junho). O Fran s Café funciona de segunda a quinta, de 7h30 às 23h, sexta e sábado, 24h e domingo até à meia noite. Convênio com estacionamento Auto Giro, ao lado do Restaurante Múltiplus, na Marechal Rondon.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Remédio para diabetes elimina 6 colelheres de acuçar

R7

Você já imaginou eliminar seis colheres de sopa de açúcar (78 g), o equivalente a 312 calorias, por dia pelo xixi? Essa é a promessa do medicamento Jardiance, cujo princípio ativo é a empagliflozina, no tratamento do diabetes tipo 2. Com apenas um comprimido diário, o paciente elimina a glicose pela urina e, de quebra, ainda perde peso e reduz a pressão arterial — fatores fundamentais para a prevenção de futuras complicações do diabetes, como as doenças cardiovasculares.

Em menos de um ano, esse é o segundo medicamento que pertence à classe dos inibidores do SGLT2 lançado no País. Depois da chegada da dapagliflozina, comercializado com o nome Forxiga, agora é a vez da empagliflozina. A nova substância impede a reabsorção da glicose filtrada pelos rins, eliminando o excesso de açúcar pela urina.

Para o nefrologista Artur Beltrame, presidente e professor titular da Fundação Oswaldo Cruz, essa classe terapêutica representa a mais recente inovação no tratamento oral do diabetes tipo 2, mas com algumas ressalvas.

—Como a pessoa vai eliminar açúcar pela urina, pode ocorrer um pequeno aumento de infecções genitais, que serão facilmente prevenidas ou tratadas com o reforço de medidas de higiene íntima. Entre elas, lavar a região com água e sabão mais vezes ao dia, especialm

Fies passa á exigir média mínima no Enem a partir de hoj

Agência Brasil

A partir de hoje (30), o estudante que tiver média inferior a 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderá se inscrever para uma bolsa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além da média mínima, o candidato não pode ter nota zero na redação. As inscrições vão até o dia 30 de abril.

Em fevereiro, foram abertas as inscrições para novas adesões ao Fies, mas sem a obrigatoriedade da nota mínima. Era preciso apenas ter feito o Enem para solicitar o financiamento. Não estão sujeitos a essa regra os professores do quadro permanente da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

A regra de exigir a média mínima no Enem foi estabelecida em portaria do Ministério da Educação, publicada em dezembro de 2014, e gerou descontentamento de estudantes e representantes de instituições privadas de ensino superior. Instituições estimam que a mudança reduzirá em pelo menos 20% o número de contratos do Fies.

A estudante Kamila Monteiro, de 18 anos, obteve média de 426 pontos no Enem e conseguiu o contrato do Fies antes da aplicação da nova regra. Ela avalia que os estudantes de escola pública como ela serão prejudicados com a mudança.

“Dizem que é para melhorar a qualidade do ensino, mas quem está em escola pública tem dificuldade para fazer a prova do Enem. Então, é preciso começar melhorando a qualidade do ensino médio e não dificultar a entrada no ensino superior”, diz Kamila, que vai cursar psicologia em uma instituição de São Paulo.

O Ministério da Educação descarta a possibilidade de abrir mão da exigência. Segundo a pasta, a mudança foi feita em prol da qualidade do ensino superior e o diálogo com as entidades é permanente.

O Fies financia de 50% a 100% das mensalidades, dependendo da renda familiar mensal bruta. É destinado a alunos matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos, oferecidos por instituições cadastradas no programa e que tenham obtido resultados positivos nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Entre as mudanças feitas pelo ministério no Fies estão também a alteração de 12 para oito no número de parcelas de repasse de recursos para as instituições privadas e percentual máximo de reajuste para mensalidades no caso de aditamentos de contratos.

Cantor é assasinado ao parar para tirar foto

G1

O vocalista da banda Tr3vo foi assassinado na madrugada desta segunda-feira (30) em Santos, no litoral de São Paulo. Dan Nunes, de 25 anos, estava tirando foto com uma fã após o show, quando um homem atirou em suas costas, segundo o pai do músico. A informação foi confirmada ao G1pela polícia.

Dan chegou a ser socorrido, mas morreu minutos depois de chegar ao pronto-socorro da Zona Leste.
Segundo testemunhas, o vocalista havia acabado de sair do bar para fumar um cigarro ao lado de dois amigos. Em depoimento para a polícia, os amigos afirmaram que os disparos foram feitos por um dos dois ocupantes de um veículo preto que se aproximou do local.

Silvio Aquino, pai do vocalista, usou as redes sociais para lamentar a morte do filho e falou sobre o assassinato. "Ele tinha acabado de cantar. Uma fã pediu uma foto, e um infeliz atirou nas costas do Dan", escreveu o pai em seu perfil no Facebook.

A banda havia acabado de se apresentar no Baccará, um bar no bairro Embaré. O caso foi encaminhado para a Central de Polícia Judiciária, onde um boletim de ocorrência foi registrado.
A polícia já tem o nome de um dos suspeitos de terem cometido o crime. As câmeras de monitoramento instaladas no local devem ajudar nas investigações.

Exposição Sobre Ares,Sobre Mares acontece em Campo Grande

Composta por pinturas, ilustrações e esculturas em papel machê, a exposição artística “Sobres ares, Sobre Mares”, da artista Sarah Caires, 22 anos, traz com integração lúdica, personagens em harmonia com elementos naturais. O lançamento ocorre no dia 1º de abril, às 19h, no Fran s Café, com a presença da artista. A mostra vai até o dia 15.

Sarah Caires é uma jovem que expõe seu trabalho conjuntamente com o de outros artistas desde 2012. Formada em Artes Visuais, pela UFMS, formação que a ajudou a disciplinar sua sensibilidade, direcionando-a para suas obras. Desde cedo a artista viu-se em meio às tintas e pinceis de seu pai, também pintor, o que a estimulou a seguir o caminho da arte.


Esta é sua primeira exposição individual cujas obras foram feitas com técnicas de pintura e ilustração. Influenciada por vários artistas de diversas linguagens, Sarah Caires destaca dois que residem no Sul do Brasil e que produzem trabalhos que ela sempre acompanha: Biel Carpenter, de Curitiba e Carol W. Cunha, de Porto Alegre.

A cafeteria Fran s Café vem abrindo espaço para os artistas, escritores e fotógrafos locais, desde 2013, com o objetivo de incentivar jovens talentos e também proporcionar acesso à cultura para as pessoas que frequentam o local.

A exposição “Sobre mares, Sobre ares”, de Sarah Caires será lançada no dia 01 de abril, às 19h, no Fran´s Café, com a presença da artista, e fica até o dia 15. A entrada é gratuita.
Serviço: A exposição artística “Sobre mares, Sobre ares”, da artista Sarah Caires, acontece de 01 a 15 de abril de 2015, na cafeteria Fran s Café.

Endereço: rua Marechal Rondon, 2453 (esquina com rua 13 de Junho). O Fran s Café funciona de segunda a quinta, de 7h30 às 23h, sexta e sábado, 24h e domingo até à meia noite. Convênio com estacionamento Auto Giro, ao lado do Restaurante Múltiplus, na Marechal Rondon.

Harisson Ford têm alta do hospital após acidente de avião

Terra

Harrison Ford recebeu alta do hospital neste fim de semana, após acidente em que bateu seu avião da Segunda Guerra Mundial contra uma árvore em um campo de golfe na Califórnia no dia 5 de março. O ator de 72 anos teve uma grande laceração no couro cabeludo, quebrou os ossos da pélvis e fraturou o tornozelo, segundo a emissora de TV KTLA. 

Já em casa, Ford fará terapia para cuidar da pélvis supostamente danificada: “o tratamento consistirá em exercícios de estabilização e treinamento de marcha para estimular os movimentos”, disse o Dr. Beny Charchian ao site da revista People.

Uma fonte afirmou à revista que Ford foi flagrado dirigindo em Los Angeles, no último sábado (28). Ele estava internado em hospital da cidade. 

Inscrições abertas para workshop sobre antropologia urbana

Terra

O Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco) e o Itaú Cultural recebem as inscrições até 2 de abril, para as 20 vagas da Oficina-Site-Specific da série Workshop Singularidades/Anotações. As aulas serão ministradas pela artista multimídia e pesquisadora Raquel Garbelotti, nos dias 14 a 15 de abril (terça e quarta-feira), das 14 às 18 horas.

As aulas são voltadas para artistas visuais, estudantes, professores de artes e interessados com formação em outras áreas. Os temas a serem abordados remetem à antropologia urbana, cultura e espaço-tempo em seus aspectos sociais, por meio das relações práticas dos artistas com as cidades.

Site-Specific é a qualificação para obras de arte ou instalações criadas para um ambiente ou espaço determinado. O assunto é uma das especializações de Raquel Garbelotti, que em suas aulas no Marco apresentará o conceito aos alunos, a partir de atividades práticas e experimentais com o uso de materiais como câmeras de foto e/ou vídeo, papel paraná, tesoura, estilete, fita crepe, esquadros e escalímetro. O programa do workshop prevê, ainda, a produção de fotografias, vídeos, operação de edição e a confecção de maquetes, tendo como fim, outros dois campos de domínio da artista, a videoinstalação e o cinema de exposição.

Esta oficina é a segunda da série de workshopsSingularidades/Anotaçõesque durante 2015 vai itinerar por dez cidades do país – em locais sendo definidos –, ministradas por 11 artistas contemplados no programa Rumos Artes Visuais, do Itaú Cultural.

Raquel Garbelotti – Nasceu em Dracena, interior de São Paulo, em 1973. É artista e pesquisadora, doutora pela ECA/USP nos problemas da vídeo-instalação e cinema de exposição. Docente na Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes) desde 2004, há 13 anos trabalha com vídeo-instalações e já apresentou o projeto Juntamentz – resultado de um dos desdobramentos de suas pesquisas na Ufes – em exposições pelo Brasil e exterior.

Entre as diversas partições de Raquel em mostras coletivas e individuais, vale destacar a exibição em Translations/Traduções2006, na Warc Gallery, em Toronto (Canadá), na 8a Bienal do Mercosul – Ensaios de Geopoéticas,em 2011, em Porto Alegre, a apresentação de seu projeto intitulado Boa Vista na 25a Bienal de São Paulo, a mostra coletiva Cover = Encenação + Repetição no MAM de São Paulo, e a incursão de seu trabalhoCinemaquete, com aval do programa Capacete, na 7a Bienal do Mercosul – Grito e Escuta. Raquel apresentou ainda um projeto discursivo sobre práticas cinematográficas e documentais a convite do Capacete na 29a Bienal de SP em 2010, e no Panorama da Arte Brasileira no MAM de SP, em 2011.
 
Serviço:

Workshop Itaú Cultural: Singularidades/Anotações
Oficina-Site-Specific, com Raquel GarbelottiDias 14 e 15 de abril (terça e quarta-feira), das 14 às 18 horas
Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul – Marco
Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Pq. das Nações Indígenas– Campo Grande – MS
20 vagas
Inscrições gratuitas: de 16 de março a 2 de abril
Tel.: (67) 3326-7449
Com informações do Marco

Marinha Mercante e 7 orgãos abrem inscrições hoje

G1

Pelo menos 8 órgãos abrem inscrições nesta segunda-feira (30) para 1.207 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade.
Os salários chegam a R$ 23.997,19 no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Somente na Prefeitura de Santa Helena de Goiás (GO) são 352 vagas.
Marinha Mercante
A Marinha Mercante divulgou edital de processo seletivo para 80 vagas para admissão aos Cursos de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas (ASOM) e de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica da Marinha Mercante (ASON). As inscrições devem ser feitas de 30 de março a 29 de abril. O órgão ainda não informou qual o site ou endereço para os candidatos efetuarem as inscrições. O exame de conhecimentos será aplicado nos dias 30 e 31 de maio.
Prefeitura de Dolcinópolis (SP)
A Prefeitura de Dolcinópolis (SP) divulgou edital de concurso público para 49 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações variam de R$ 728,36 a R$ 6.308,87. As inscrições podem ser feitas de 30 de março a 13 de abril pelo site www.mouramelo.com.br. Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetivo. O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado pelo mesmo período (veja o edital no site da organizadora).
Prefeitura de Raposos (MG)
A Prefeitura de Raposos (MG) fará concurso para 252 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 827,72 por plantão a R$ 1.792,42 por mês. Os candidatos podem se inscrever de 30 de março a 29 de abril pelo site www.jmsbhz.com.br. Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva. O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado (veja o edital no site da organizadora).
Prefeitura de Santa Helena de Goiás (GO)
A Prefeitura de Santa Helena de Goiás (GO) vai abrir um concurso para 352 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 788 a R$ 4.334. As inscrições podem ser feitas pelo site www.nucleodeselecao.ueg.br no período de 30 de março a 16 de abril. A validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período (veja o edital no site da organizadora).
Prefeitura de Santa Luzia (PB)
A Prefeitura de Santa Luzia (PB) divulgou edital de concurso público para 205 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações variam de R$ 788 a R$ 1.582,16. As inscrições estarão abertas de 30 de março a 19 de abril pelo site http://cpcon.uepb.edu.br. As provas objetivas serão aplicadas em 31 de maio.
Prefeitura de Trindade (GO)
A Prefeitura de Trindade (GO) vai abrir concurso público para 28 vagas de agente de combate às endemias (nível médio). O salário é de R$ 1.014. Os candidatos poderão se inscrever de 30 de março a 18 de abril pelo site www.somarconsultoria.net.br. A prova teórica está prevista para o dia 31 de maio. O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado por igual período (veja o edital no site da organizadora).
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brotas (SP)
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brotas (SP) fará concurso para 13 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações vão de R$ 941,12 a R$ 4.097,83. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sigmaassessoria.com.br de 30 de março a 9 de abril. As provas estão previstas para o dia 26 de abril (veja o edital no site da organizadora).
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) divulgou edital de concurso público para 228 vagas para juiz substituto federal. O salário é de R$ 23.997,19. As inscrições estarão abertas de 30 de março a 28 de abril pelo site www.cespe.unb.br/concursos/trf1_15_juiz. A prova objetiva seletiva será aplicada na data provável de 21 de junho, no período da manhã. O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

domingo, 29 de março de 2015

Black Sabbath anúncia último show da carreira no Japão

Veja

O Black Sabbath confirmou que o show marcado para o dia 22 de novembro, no Japão, será o último da carreira do grupo. Segundo o site americano Consequence of Sound, a banda subirá ao palco com sua formação original, pois Ozzy Osbourne convidou o baterista Bill Ward para se unir novamente à trupe no concerto. Tony Iommi e Geezer Butler completam a banda.

A apresentação acontecerá durante o festival Ozzfest Japan - franquia de eventos musicais de Ozzy e Sharon Osbourne - em uma casa de show próxima de Tóquio. O grupo de metal formado na década de 1960 deu uma pausa na carreira nos anos 2000 e retornou em 2012, com a turnê mundial The Reunion e o lançamento do disco 13. Além do derradeiro show, o Black Sabbath também teria um último disco a ser lançado. A banda chegou a se apresentar no Brasil em outubro de 2013, e passou por Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Gun N Roses,separação se deve a Michael Jackson,diz empresario



A enigmática briga que gerou a separação do Guns N Roses na década de 1990, especialmente entre o vocalista Axl Rose e o guitarrista Slash, segue misteriosa e com várias especulações. Os envolvidos, especialmente Rose, pouco falam sobre o tema.

Durante entrevista concedida à Rolling Stone Brasil, o ex-empresário da banda, Doug Goldstein, falou sobre o assunto. Ele foi apontado por Slash como o pivô da separação da banda, apesar de não tirar a responsabilidade dos próprios músicos pelo ocorrido. Segundo Goldstein, o guitarrista se equivocou. “Amo Slash, é um dos meus favoritos no mundo e por algum motivo ele pensa assim“, afirmou.

Acusado também de ser o culpado pelo contrato que os ex-integrantes da banda passaram o nome Guns N Roses para Axl Rose, Doug Goldstein se eximiu da culpa. “Naquele dia meu filho nasceu, a gente não estava nem no mesmo continente, eles estavam em Barcelona e eu estava na Califórnia. Me confundiram com o empresário da tour, porque andavam bebendo bastante naquele tempo e não lembram“, disse.

Sobre a separação da banda, o ex-empresário jogou a culpa para outra pessoa: o astro pop Michael Jackson, falecido em 2009. “Em 1991, estávamos na estrada, Slash foi até minha sala e disse que estava partindo para tocar com Michael Jackson em um show tributo. Disse para ele não fazer isso, porque Axl foi molestado pelo pai quando tinha dois anos e acreditava nas acusações contra Michael Jackson. Todo mundo sabia que Eddie Van Halen recebeu US$ 1 milhão pela participação em ”Beat It”, então, perguntei ao Slash quanto iria receber. Ele disse que só ganharia uma televisão de tela grande“, contou Goldstein.

Segundo Doug Goldstein, Axl Rose ficou arrasado quando soube que Slash tocaria com Michael Jackson em troca de uma televisão. “Ele achou que Slash iria apoiá-lo e ficaria contra todo o abuso. Do ponto de vista do Axl, esse era o único problema. Ele poderia ignorar as drogas e o álcool (com os quais o guitarrista teve sérios problemas), mas nunca poderia ignorar o abuso infantil“. Ainda de acordo com o ex-empresário, para garantir uma reunião da formação clássica do grupo, bastaria que Slash pedisse desculpas a Rose pela situação com Michael Jackson.

Apesar do ex-empresário garantir a veracidade dos fatos, há algumas discrepâncias em seu depoimento e falhas na apuração. O guitarrista Eddie Van Halen afirmou inúmeras vezes que não recebeu nada pela participação em “Beat It” e que recusou qualquer pagamento posterior. Michael Jackson foi acusado de abuso sexual em 1993, pelo jovem Jordan Chandler, à época com 13 anos, enquanto a parceria com Slash aconteceu em 1991, dois anos antes do caso se tornar público, o que impossibilitaria a chateação de Axl Rose à época.

Fonte: Igormiranda.com.br

Confira Matadouro 18 nova música do Matanza


Rockdeverdade

Matanza lançou mais uma música inédita, chamada “Matadouro 18“, que está presente no novo álbum da banda “Pior Cenário Possível“, e está em fase final de produção.

Marinha Mercante e 7 orgãos abrem inscrições na segunda


G1

Pelo menos 8 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (30) para 1.207 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade.
Os salários chegam a R$ 23.997,19 no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Somente na Prefeitura de Santa Helena de Goiás (GO) são 352 vagas.
Marinha Mercante
A Marinha Mercante divulgou edital de processo seletivo para 80 vagas para admissão aos Cursos de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas (ASOM) e de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica da Marinha Mercante (ASON). As inscrições devem ser feitas de 30 de março a 29 de abril. O órgão ainda não informou qual o site ou endereço para os candidatos efetuarem as inscrições. O exame de conhecimentos será aplicado nos dias 30 e 31 de maio.
Prefeitura de Dolcinópolis (SP)
A Prefeitura de Dolcinópolis (SP) divulgou edital de concurso público para 49 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações variam de R$ 728,36 a R$ 6.308,87. As inscrições podem ser feitas de 30 de março a 13 de abril pelo site www.mouramelo.com.br. Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetivo. O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado pelo mesmo período (veja o edital no site da organizadora).
Prefeitura de Raposos (MG)
A Prefeitura de Raposos (MG) fará concurso para 252 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 827,72 por plantão a R$ 1.792,42 por mês. Os candidatos podem se inscrever de 30 de março a 29 de abril pelo site www.jmsbhz.com.br. Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva. O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado (veja o edital no site da organizadora).
Prefeitura de Santa Helena de Goiás (GO)
A Prefeitura de Santa Helena de Goiás (GO) vai abrir um concurso para 352 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 788 a R$ 4.334. As inscrições podem ser feitas pelo site www.nucleodeselecao.ueg.br no período de 30 de março a 16 de abril. A validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período (veja o edital no site da organizadora).
Prefeitura de Santa Luzia (PB)
A Prefeitura de Santa Luzia (PB) divulgou edital de concurso público para 205 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações variam de R$ 788 a R$ 1.582,16. As inscrições estarão abertas de 30 de março a 19 de abril pelo site http://cpcon.uepb.edu.br. As provas objetivas serão aplicadas em 31 de maio.
Prefeitura de Trindade (GO)
A Prefeitura de Trindade (GO) vai abrir concurso público para 28 vagas de agente de combate às endemias (nível médio). O salário é de R$ 1.014. Os candidatos poderão se inscrever de 30 de março a 18 de abril pelo site www.somarconsultoria.net.br. A prova teórica está prevista para o dia 31 de maio. O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado por igual período (veja o edital no site da organizadora).
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brotas (SP)
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brotas (SP) fará concurso para 13 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações vão de R$ 941,12 a R$ 4.097,83. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sigmaassessoria.com.br de 30 de março a 9 de abril. As provas estão previstas para o dia 26 de abril (veja o edital no site da organizadora).
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) divulgou edital de concurso público para 228 vagas para juiz substituto federal. O salário é de R$ 23.997,19. As inscrições estarão abertas de 30 de março a 28 de abril pelo site www.cespe.unb.br/concursos/trf1_15_juiz. A prova objetiva seletiva será aplicada na data provável de 21 de junho, no período da manhã. O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Vettel desbanca Hamilton


Gazeta Esportiva

A festa do britânico Lewis Hamilton estava pronta. Em sua 150ª corrida na Fórmula 1, ele iniciava o Grande Prêmio da Malásia na ponta do grid, a 40ª pole de sua carreira, como favorito à vitória. Só não contava com a grande performance do alemão Sebastian Vettel, que adotou estratégia diferente da maioria de seus rivais e venceu sua primeira prova na Ferrari.

O tetracampeão do Mundial se transferiu para a tradicional escuderia italiana depois de enfrentar muitos problemas em seu relacionamento com a Red Bull em 2014. Na primeira prova da temporada, subiu ao pódio na terceira colocação. Na segunda, a deste domingo, já conquistou a vitória, dando sinais de que a Ferrari pode ameaçar o domínio da Mercedes.

Vettel conquistou o GP da Malásia com bom uso da estratégia, deixando Hamilton na segunda posição. O britânico, campeão da temporada passada da F1, era favorito à vitória em sua 150ª prova da carreira, mas viu o alemão da Ferrari ganhar vantagem ao não parar nos boxes na quarta volta, quando o safety car entrou na pista. Nico Rosberg completou o pódio.

O alemão não vencia uma corrida desde o Grande Prêmio do Brasil de 2013, ano em que conquistou seu quarto título da Fórmula 1. O jejum da Ferrari era ainda maior. Um piloto da equipe não subia ao lugar mais alto do pódio desde o GP da Espanha daquela temporada, em que Fernando Alonso foi o vencedor.

A quarta colocação foi de Kimi Raikkonen, que deu mais provas do potencial da Ferrari, já que largou em 11º, sofreu um furo de pneu na primeira volta e mesmo assim encerrou a prova em quarto. Valtteri Bottas foi o quinto graças a ultrapassagem sobre Felipe Massa na penúltima volta. O brasileiro cruzou a linha de chegada em sexto, seguido por Max Verstappen, Carlos Sainz Jr., Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo. Felipe Nasr teve mais um dia de problemas com sua Sauber e foi o 12º.
O resultado do GP da Malásia ainda deixa Lewis Hamilton na liderança do campeonato com 43 pontos, apenas três de vantagem sobre Sebastian Vettel. Rosberg aparece em terceiro, com 33. Felipe Massa soma 20. A terceira etapa do Mundial de Fórmula 1 é o Grande Prêmio da China, marcado para 12 de abril.

A prova

O grid em Sepang contou com apenas 21 carros, já que a Manor Marussia não conseguiu reparar o problema na bomba de combustível do carro de Will Stevens que o tirou do treino classificatório de sábado. Ele tinha recebido autorização especial da organização da prova para correr.
Os brasileiros começaram de forma agressiva a corrida na Malásia. Felipe Massa, com largada eficiente, ganhou duas posições e completou a primeira volta na quinta colocação. Já Felipe Nasr pulou da 16ª para a 13ª colocação, tentando compensar os problemas da classificação.

O brasiliense, no entanto, acabou tocando o carro do finlandês Kimi Raikkonen e perdeu um pedaço da asa dianteira, o que o obrigou a fazer uma parada nos boxes no terceiro giro para repor a peça. O piloto da Ferrari também acabou prejudicado, já que teve um pneu furado.
Na parte da frente do pelotão, Lewis Hamilton manteve a primeira colocação, apesar da pressão inicial de Sebastian Vettel, que também conseguiu segurar o ímpeto de Nico Rosberg. Já na quarta volta, o sueco Marcus Ericsson, que fazia grande fim de semana, escapou da pista e ficou parado na brita, causando a entrada do carro de segurança.

Quase todos os pilotos aproveitaram a situação para ir aos boxes trocar pneus, mas Vettel permaneceu na pista e herdou a liderança. Massa colocou novo jogo de compostos médios e ganhou posição de Nico Rosberg, que precisou esperar Lewis Hamilton fazer sua parada para só então ser atendido pelos mecânicos da Mercedes. Os dois pilotos da escuderia alemã retornaram à pista com pneus duros.

O brasileiro da Williams, então na oitava colocação, começou a receber fortes ataques de Rosberg já na relargada. Hamilton também ficou preso atrás dos pilotos que não tinham parado nos boxes, enquanto Sebastian Vettel não tinha seu ritmo limitado e ampliava a vantagem.
Na décima volta, Rosberg finalmente conseguiu ultrapassar Felipe Massa para obter a sétima posição. Lewis Hamilton também escalou o pelotão e assumiu a segunda colocação, já com 9s de desvantagem para Vettel e iniciou a caçada ao líder.

Massa conseguiu aproveitar as oportunidades que teve em pista e pulou para a quarta colocação, trazendo Valtteri Bottas atrás. Sebastian Vettel só fez sua primeira parada nos boxes no 17º giro em Sepang, retornando à pista em terceiro, atrás da dupla da Mercedes.
O alemão da Ferrari, com pneus médios, rapidamente tirou sua diferença para Nico Rosberg, que tinha compostos duros em sua Mercedes e tetava estratégia de duas paradas. Na 21ª volta, ultrapassou o compatriota e retomou a segunda posição.

O constante ritmo de Vettel o aproximou de Lewis Hamilton e ele tomou a liderança no 25º giro, quando o britânico foi para sua segunda parada para troca de pneus e optou por compostos médios. Massa seguiu o piloto da Mercedes e também foi aos boxes, colocando outro jogo de pneus médios.
Rosberg adotou estratégia diferente da de seu companheiro de equipe. Ele parou na 27ª volta, mas colocou os compostos duros em seu carro. Na segunda metade de prova, Hamilton apertou o ritmo tentando diminuir a diferença para Vettel, projetando já uma briga entre os dois nas voltas finais de prova.

O alemão da Ferrari foi aos boxes pela última vez na 38ª volta e colocou os pneus duros, menos aderentes, porém mais duradouros. Pelo regulamento, os pilotos são obrigados a usar os dois compostos durante a prova. No giro seguinte, foi a vez do britânico fazer seu pit-stop final, mas a Mercedes colocou novos jogos de pneus duros, o que desagradou Hamilton, que queria os médios.
O rendimento de seu carro melhorou, mas não o suficiente para ameaçar a liderança de Vettel. A briga dos giros finais de prova foi a do quinto lugar entre os pilotos da Williams. Massa perdeu aproximadamente 2s com um erro da equipe em sua última parada e viu Bottas se aproximar. Eles chegaram a se tocar lateralmente na abertura da penúltima volta, mas o finlandês conseguiu a ultrapassagem logo na sequência. Na primeira colocação e sem oscilações no ritmo, o piloto alemão conduziu com segurança até garantir sua primeira vitória com a Ferrari.
Confira o resultado do Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1:

1: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) 
2: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
3: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 
4: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 
5: Valtteri Bottas (FIN/Williams) 
6: Felipe Massa (BRA/Williams) 
7: Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) 
8: Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso) 
9: Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) 
10: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) 
11: Romain Grosjean (FRA/Lotus) 
12: Felipe Nasr (BRA/Sauber) 
13: Sergio Pérez (MEX/Force India) 
14: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) 
15: Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia) 
Não completaram:
Pastor Maldonado (VEN/Lotus) 
Jenson Button (ING/McLaren) 
Fernando Alonso (ESP/McLaren) 
Marcus Ericsson (SUE/Sauber)

Google irá produzir robôs

As empresas Google e Johnson & Johnson se uniram para criar robôs que podem realizar procedimentos cirúrgicos.  A ideia das duas empresas é desenvolver robôs assistentes, para ajudar os médicos nas salas de cirurgia. As informações são do site Business Insider.

Johnson & Johnson já trabalha com equipamentos médicos. Na parceria, a função do Google será de explorar novos caminhos de hardware e software para desenvolver o aparelho. A expectativa é que o Google desenvolva melhores dispositivos de imagem e outras ferramentas para melhorar os procedimentos cirúrgicos. Não foi divulgado nenhum valor de investimento por parte das empresas.
Em nota, a empresa Johnson & Johnson informou que fez um acordo com a Google para trabalhar com as ciências da vida, com o objetivo de avançar na tecnologia hospitalar, com a utilização de robôs para o auxílio de cirurgias, o que beneficiará pacientes, cirurgiões e sistemas de saúde.

As empresas vão unir habilidades, propriedade intelectual e experiência para criar e inovar com tecnologia para medicina hospitalar, focada no avanço da tecnologia voltada para sala de cirurgia.
A ideia da cirurgia assistida por robôs está relacionada ao tipo de cirurgia detalhista, para dar aos cirurgiões maior controle dentro da sala de operação. Precisão é o principal benefício que a nova tecnologia pode

Recall: Land Rover convoca mais unidades Ranger Rover


Após o anúncio no início deste mês de um recall envolvendo 158 unidades dos modelos Range Rover Sport e Range Rover Vogue devido a falha no sistema de freios (clique aqui para ver mais detalhes), a Land Rover divulgou hoje (27) que o chamado se estende a mais 52 unidades do SUV Range Rover Sport. Com isso, o número de carros atingido sobe para 210.

Segundo a fabricante, a mangueira de vácuo do sistema de frenagem pode estar mal posicionada e sofrer atrito com componentes do motor, o que provocaria endurecimento do pedal e aumento na distância de frenagem. Os 52 modelos dessa nova convocação, juntamente com as 114 unidades do Range Rover Sport do chamado anterior, foram fabricados entre maio de 2013 e fevereiro de 2015, com chassis entre SALWA2EFXEA304382 e SALWA2EF5FA605112. 

Já as 44 unidades do Vogue foram fabricadas entre agosto de 2012 e janeiro de 2014, com chassis entre SALGA2EFXDA104430 e SALGA2EF9EA127862.

Os proprietários dos veículos afetados devem agendar o atendimento em uma concessionária da marca por meio do telefone 0800 012 2733 ou pelo e-mail cliente@landrover.com.br. Para mais informações, a empresa disponibiliza o site oficial.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Etapa aponta as últimas duplas para o superpraia

Correio do Estado

A última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2014/2015 tem início hoje em Salvador (BA). Mato Grosso do Sul será representado no masculino por Benjamin e Saymon, e no feminino por Talita.

Se o título de Talita e Larissa está garantido no geral, a briga nas areias da Bahia fica para definição do campeão no masculino e também é  última oportunidade para algumas duplas buscarem pontos importantes visando a classificação ao Superpraia, torneio com campeão à parte que ocorre em Maceió (AL), no final de abril, e encerra o calendário nacional.

O Superpraia A é disputado com os oito melhores do ranking em cada naipe, e Superpraia B, com as equipes que se posicionarem entre a 9ª e a 16ª. Para os atletas que disputaram as nove etapas da temporada será realizado um descarte (pior resultado). Boa parte delas já está garantida no primeiro bloco, como Bruno/Hevaldo e Ricardo/Emanuel no masculino, além de Larissa/Talita e Ágatha/Bárbara Seixas, entre as mulheres.

Na programação de hoje serão realizados os jogos da primeira fase.  As finais serão no domingo.

Sobe para 19 o número de eferidos em incêdio em NY

Veja

Subiu para 19 o número de feridos - quatro deles em estado grave - em uma grande explosão que atingiu um conjunto de prédios de cinco andares em Manhattan, Nova York, derrubando dois edifícios. Pelo menos uma pessoa está desaparecida. Segundo o jornal New York Times, um jovem de 23 anos que estava em um restaurante japonês localizado no conjunto não é visto desde o acidente.

A explosão provocou um grande incêndio que se espalhou para prédios vizinhos, abalando a estrutura das construções e forçando a fuga desesperada dos moradores. Quatro bombeiros dos 250 que trabalharam no combate às chamas estão entre os feridos. De acordo com o prefeito Bill de Blasio, evidências preliminares indicam que a explosão foi provocada por um vazamento de gás durante obras no encanamento de um dos prédios.

"Escutei uma explosão e parecia um caminhão caindo do céu. Havia muita fumaça. Uma mulher estava na escada de incêndio esperando o fogo ser apagado para pular", disse à agência EFE Michael Cummings, morador do bairro de East Village, onde aconteceu o incidente. "Nunca tinha escutado um som tão alto, achei que era uma bomba. O incêndio começou no edifício do meio, o do restaurante japonês. De repente, o fogo se espalhou e a frente do prédio caiu", relatou Carlos Sosa, lembrando que a força da explosão jogou d

Neymar encosta em Jairzinho na artilharia

ESPN

A cada gol de Neymar, a mesma história se repete: quem ele superará na artilharia brasileira? Com o tento na vitória do Brasil por 3 a 1 contra a França, o atacante chegou a 43 gols com a camisa da seleção brasileira, ficando a um de Jairzinho, sexto maior goleador da equipe. O camisa 10, porém, fez questão de lembrar que não liga para isso.

"Eu já falei em todas as entrevistas, minha meta não é passar ninguém, é ajudar meus companheiros e fico muito feliz em estar marcando", afirmou.

Neymar também comentou sobre o gol, que saiu de perna esquerda em forte chute no canto direito do goleiro Mandanda. "Um momento muito difícil. Conseguimos acertar um bom contra-ataque, e eu acertei um belo chute", explicou o atacante na saída do Stade de France.

Confira o ranking dos artilheiros da seleção (todos os jogos):

1º Pelé - 95 gols 
2º Zico - 67
3º Ronaldo - 62
4º Romário - 55
5º Bebeto - 52
6º Jairzinho - 44
7º Neymar - 43

Companhias muda procedimentos na cabine após queda de avião

Folhapress

Ao menos sete companhias aéreas estrangeiras anunciaram nesta quinta-feira (26) que passarão a manter dois tripulantes na cabine durante todo o tempo de voo.

Trata-se de medida em resposta à divulgação de que o copiloto Andreas Lubitz, 28, trancou-se sozinho na cabine de comando do Airbus A320 da Germanwings momentos antes de a aeronave cair sobre os Alpes franceses, na terça-feira (24).

As companhias aéreas são as britânicas Virgin Atlantic, Easyjet e Thomas Cook, a norueguesa Norwegian Jet e as canadenses Air Transat, Air Canada e Westjet.

O número tende a aumentar porque autoridades de aviação civil do Reino Unido e do Canadá disseram que pedirão a todas as empresas de seus respectivos países a manter, sempre, dois tripulantes na cabine de comando.

Em todos os casos, as medidas deverão entrar em vigor nos próximos dias.
No Brasil, pilotos da Avianca disseram ter sido avisados de que a companhia fará o mesmo. A empresa não confirma, por enquanto.

O procedimento funcionará assim: se um piloto precisar sair para ir ao banheiro, por exemplo, um comissário de bordo entrará no cockpit de modo a não deixar a cabine com apenas um piloto.
Quando o piloto retornar, o comissário deixa o cockpit.

Segundo autoridades francesas, Lubitz aproveitou-se do fato de o comandante da aeronave ter saído.
Quando o comandante tentou voltar, o copiloto não permitiu a entrada -quem está na cabine de comando pode bloquear tentativa de abertura da porta, procedimento criado após os ataques terroristas do 11 de Setembro.

Medicamentos devem ter reajuste de até 7,7%

Folhapress

O preço dos remédios deve ter reajuste máximo entre 5% e 7,7% neste ano, segundo estimativas da indústria farmacêutica. Os valores são superiores aos do ano passado, quando os índices variavam de 1% a 5,7%.

Os percentuais oficiais de reajuste máximo permitido devem ser divulgados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) no dia 31 de março. A previsão, no entanto, é que haja pouca variação em relação aos cálculos da indústria.

A estimativa desde ano foi feita com base nos índices que, junto com a inflação, compõem o novo cálculo adotado pelo governo para fixar o reajuste máximo do preço dos medicamentos. Os índices, que se baseiam em fatores como produtividade e custos dos insumos, foram divulgados no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (26).

Em geral, o reajuste é dividido em três faixas, com base na concentração do mercado. Assim, medicamentos mais simples e produzidos por mais empresas costumam ter permissão de reajuste maior --uma vez que a indústria costuma baixar os preços para manter a concorrência. Entram nessa lista, por exemplo, medicamentos como omeprazol, usado para tratamento de gastrite, e amoxicilina, antibiótico usado para tratar infecções urinárias e respiratórias.

Na outra ponta, remédios fabricados por menos empresas, os quais as indústrias teriam facilidade para aumentar os preços, têm menor índice de reajuste permitido.

Ao todo, 19 mil produtos estão sujeitos ao novo reajuste. O aumento, no entanto, não chega imediatamente às farmácias. A previsão é que as primeiras variações de preço ocorram entre junho e julho, com a reposição dos estoques.

Indústria e varejo também podem praticar um reajuste menor do que permitido, principalmente em casos de produtos de grande concorrência.

Para Nelson Mussolini, do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Sindusfarma), embora seja maior do que no ano passado, o novo reajuste não repõe os custos de produção do setor. Ele teme impactos como redução de mão de obra e investimentos em novas pesquisas para desenvolvimento de remédios.

"Para o consumidor também é ruim porque os descontos nas farmácias vão diminuir. E a indústria deixa de investir em inovação", afirma.

Eventos em Campo Grande neste fim de semana



Stand Up
O humorista Gustavo Mendes vem a Campo Grande com o espetáculo “Um Show com Tudo Dentro”. Um dos melhores imitadores da presidenta da Dilma, o humorista traz além deste todos os seus personagens de maior sucesso. A única apresentação acontece neste sábado na Capital.

Dia: sábado (28)
Horário:21h
Local: Teatro Glauce Rocha, da UFMS.
Ingressos: a partir de R$ 80,00.

Boca de Cena
Durante o último final de semana de festival, as peças teatrais invadem não só os teatros mas também os espaços públicos da Capital. Todas as atrações são gratuitas.

Sexta-feira (27)

“Tristão e Isolda”- O conto medieval é encenado na rua, com música ao vivo e versos apaixonados, para narrar a trágica e triste história de amor impossível de Tristão e Isolda.

Horário: 11h00
Local: Calçadão da Rua Barão do Rio Branco
Cia. Última Hora de Teatro/Dourados/MS

“Dedo Verde”- O espetáculo explora o mundo cinzento das cidades e propõe uma saída possível. O texto é inspirado no livro “O menino do Dedo Verde” de Maurice Druon.

Horário: 14h
Local: Teatral Grupo de Risco, rua José Antônio, 2170
Associação Florescer do Cerrado - Campo Grande/MS

“Os guardiões”- Um Pantanal sui generis, com habitantes em uma relação simbiótica com o território em que vivem. O desequilíbrio chega quando ambiente e tradições se transformam com o desenvolvimento. O espetáculo é uma construção coletiva do grupo que integra uma trilogia sobre a história de Mato Grosso do Sul.

Horário: 19h00
Local:Teatral Grupo de Risco, rua José Antônio, 2170
Teatral Grupo de Risco/Campo Grande/MS

“O Baixio dos Doidos”- Um homem juntando numa caixa de papelão suas coisas para se mudar. São os últimos 60 minutos no apartamento onde viveu um grande amor que também será encaixotado. O que o levou para ali, desde o nascimento no "Baixio dos doidos", até o fim do relacionamento são descritos no monólogo.

Horário:20h30
Local: Teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453.
Fulano di Tal/Campo Grande/MS

Sábado (28)

“Tekoha – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno” - O espetáculo narra a trajetória do líder guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas.

Horário:11h00
Local:Calçadão da Rua Barão do Rio Branco
Teatro Imaginário Maracangalha/Campo Grande/MS

“O Bote da Loba”- No último texto escrito por Plínio Marcos, duas personagens, Veriska, uma maga e Laura, casada, apresentam a angústia de mulheres que não sabem lidar com sua própria sexualidade e, por extensão, de sua sexualidade relacionada aos seus parceiros.

Horário:19h00
Local:Teatral Grupo de Risco, rua José Antônio, 2170
Mercado Cênico/Campo Grande/MS

“Verdades Inversas”- A peça aborta a imprensa sensacionalista, razão e loucura, verdades e inversões são o foco desta montagem em uma estética em que cenas e público se deslocam em diferentes espaços no correr da trama.

Horário: 20h30
Local:Estação Rodoviária (Antiga)
Flor e Espinho Teatro/Campo Grande/MS

“O Meu Cabelo Arrepiou”- Década de 50, em clima de suspense e terror, a cidade de Corumbá (MS), é assombrada por bruxas, fantasmas e lobisomens. A peça é inspirada no livro “Fatos Verídicos”, de X-Panzé, uma coletânea de textos do jornal “O Momento”.

Horário:22h30
Local:Estação Ferroviária

Bares e Casas Noturnas
Rockers Bar – A banda Raiz e o já tradicional som do Rockers Sound System são as atrações da casa mais reggae de Campo Grande. A festa Reggae Night acontece no sábado.

Dia: sábado (28)
Horário: 23h
Local:Avenida Manoel da Costa Lima, 34
Ingressos: R$ 10,00 até 01h00, após R$ 15,00.

Hangar Live Music – O som do melhor do rock nacional mais uma vez marca presença na sexta Brasil Rock Club da casa. No sábado, tem metal pesado com show da banda PROJECT 46. Quem abre a noite são as bandas Via Outono e En.Frente.

Dia: sexta-feira (27) e sábado (28)
Horário: 23h
Local: Rua Trindade, 413
Ingressos: Na sexta-feira R$ 10,00, mulheres não pagam até meia-noite; no sábado, ingressos a partir de R$ 25,00 meia-entrada mediante carteirinha de estudante, ou doando 1KG de alimento não perecível

Barfly – A sexta-feira é de clássicos do rock no Fly !! O som fica por conta da banda Mestre e Roger Simmons. Já no sábado, a noite é de Brasileiríssima com a banda Plebheus homenageando Charlie Brown e Legião Urbana e a galera do Farrapos e Trapos com o melhor Cazuza, Rappa dentre outros.

Dia: sexta-feira (27) e sábado (28)
Horário: 23h
Local: Rua Pajuçara, 201
Ingressos: sexta-feira R$ 10,00 e mulheres não pagam até meia-noite; sábado R$ 10,00

Lendas Pub- A banda Plano Zero abre a programação de final de semana do pub na sexta-feira. No sábado, tocam Haiwanna, Cover Up e pra fechar, no domingo, mais uma edição do Sarau Gonça Band.

Dia: sexta-feira (27), sábado (28) e domingo (29)
Horário: 23h
Local: Avenida Mato Grosso, 2090
Ingressos e Informações : (67) 3029-6738 // 9267-0733

Barbaqua Botequim- Nesta sexta-feira tem Samba D' Ellas com Time do Samba, com Cristiano Negão + Vem Ki Tem no botequim. No sábado, o já tradicional Forró e Samba traz Gideão Dias e Forró Zen.

Dia: sexta-feira (20)
Horário: 22h
Local: Rua Rio Grande do Sul, 382
Ingressos: R$ 20,00 com nome na lista, pelo número 81127111. A noite é open pra elas até 00h00. No sábado, mulheres não pagam entrada até as 23h, homens R$ 20,00. Informações e reserva de mesas pelo 9219-0808.

Twist Bar- O Dj Tiago Merlone, residente da casa toca na nesta sexta-feira. O bar cobra apenas couvert artístico no valor de R$ 5,00.

Dia: sexta-feira (27)
Horário: 22h
Local:Rua Antônio Maria Coelho, 3297

Bar Tamauê- Na Sexta do Rock da casa, a atração é a banda Farrapos e Trapos. No sábado, a noite é de samba com o grupo Sambadú.

Dia: sexta-feira (27) e sábado (28)
Horário: a partir das 18h00
Local:Rua Albert Sabin, 1426
Ingressos: Sexta-feira a entrada é R$ 5,00, no sábado será cobrado apenas valor simbólico ao músicos.

Rota Acústica- Na rota dos clássicos do rock internacional, na sexta-feira tocam as bandas Rivers e Taco Cabana. No sábado, tem a “Violada, Ó nois Traveis” com as duplas Ramiro e Rafael, Leo Andrade e Rafael, Isac e Ferrant e Flávio Otoni. No domingo, tocam as bandas Haiwanna, Muchileiros e Xandão Ourives.

Dia: sexta-feira (27) e sábado (28)
Horário: sexta-feira 21h // sábado 22h // domingo a partir das 17h00
Local:Rua Desembargador Leão Neto do Carmo (em frente a Uniderp Agrárias)
Ingressos: sexta e domingo entrada franca, sábado a partir de R$ 20,00.

Motorcycles Pub Bar - Studio Rossoma- Na sexta-feira a atração no Rossoma é a banda Barata Tonta. No sábado, quem toca é o Rock do Mato.

Dia: sexta-feira (27) e sábado (28)
Horário: 22h00
Local: Avenida Bandeirantes, 2479
Informações: 3025-1405

Coronas Pub- Com programação durante todo o final de semana, na sexta-feira tem pop rock com a banda Tio Zé, e sertanejo com Evandro Campos e Iran Nogueira. No sábado, a banda Taipe faz seu som na noite que ainda tem Trio Violada e Iran Nogueira. No domingo a banda Taipe retorna a casa,na noite que ainda tem Ramiro e Rafael e Marcos e Adriano.

Dia: sexta-feira (27) , sábado(28) e domingo(29)
Horário: 20h
Local: Rua Euclides da Cunha, 719
Ingressos: sexta-feira e sábado R$ 25,00 fem, R$ 40,00 masc ; domingo R$ 20,00 feminino e R$ 30,00 masculino (estudantes pagam meia entrada até as 21h30).

Move Club – A casa noturna realiza neste sábado, a festa Patricinha Também Samba, uma mistura de samba e funk em uma noite só. As atrações são What The Funk, Cristiano Negão, grupos Bom de fato
e Casual.

Dia: sábado(28)
Horário: 23h
Local: Rua Dr. Temistócles, 94
Ingressos e postos de venda: a partir de R$ 50,00 a venda no Shakai Suchi (3305-1617) e Bulicho (3344-7585).

Woods – A casa abre no sábado, tocam na boate sertaneja as duplas Leo Andrade & Rafael + Júnior & Marconi.

Dia: sábado(28)
Horário: 22h
Local: Avenida Afonso Pena, 7120
Ingressos e informações: pelo 3056-3003.

On Eleven – No sábado, a casa realiza uma noite especial com a junção entre as festas Omega Mix e Balada Mix. Tocam Kid & Kenner, Thiago e Donizeti, Bruno Carrera e os Djs Maikon Douglas e Gabriel, Dj Gaijim e Dj Audiovision.

Dia: sábado(28)
Horário: 23h
Local: Avenida Calógeras, 3302
Ingressos : valores a partir de R$ 10,00. Informações pelo 9155-0405

Daza Club – A boate GLS, comemora na sexta-feira o Lady Gaga´s Bday, em alusão ao dia do aniversário da cantora. No sábado, a casa recebe a drag Bianca DellaFancy, fechando o mês do Daza Drag Race.

Dia: sexta-feira (27) e sábado(28)
Horário: 23h30
Local: Rua Marchal Rondon, 2881
Ingressos: sexta-feira R$ 10,00 com nome na lista até 00h30 ; no sábado R$ 15,00 até 00h40 mandando os nomes para lista.dazamiga@gmail.com.

Non Stop Club – A casa também dedica o fim de semana a homenagear duas das maiores divas do pop, Na sexta-feira, a noite Poderosa traz os maiores sucessos da cantora Bayoncé. No sábado, a Non também comemora o aniversário de Lady Gaga, com cover da Dj vinda direto de São Paulo, PENELOPY JEAN. Tocam também os Djs Froilan Port e Rodrigo Gel.

Dia: sexta-feira(27) e sábado(28)
Horário: 23h30
Local: Rua Pimenta Bueno, 127
Ingressos: sexta-feira lista free até 01h00 com nome na lista pelo listanonstop@hotmail.com. No sábado, informações : (67)3382-5510

Dança
“De Passagem” - Esta é a última semana da temporada do espetáculo de dança que acontece dentro de um coletivo. Mesmo com lotação esgotada, o espetáculo ainda tem lista de espera. A realização é da Cia Dançurbana com o Coreógrafo e Diretor Marcos Mattos em parceria com a artista da dança Paula Bueno. Interessados em se cadastrar na lista de espera, precisam reservar sua "passagem" pelo email: contato.aradocultural@gmail. dizendo qual o dia e horário que deseja ver o espetáculo, que é gratuíto.

Dia: sexta-feira(27), sábado(28) e domingo (29)
Horário: sessões as 19h e 21h
Local: Ponto de partida no Teatro Aracy Balabanian , Centro Cultural José Octavio Guizzo, na Rua 26 de agosto, 453

Teatro e Circo
“Tété Varieté”- Em homenagem ao dia nacional do Teatro e Circo a Brecharia recebe um coletivo de artistas circenses em um show de variedades para a família toda família, repleto de palhaços, malabaristas e contorcionistas. Terá também exposição de bonecos.

Dia: sábado (28)
Horário:18h00
Local: Brecharia, rua Vitório Zeolla, 88
Entrada franca

“Chapeuzinho Vermelho ou O Diário do Lobo Mau ” - O Teatro da Juventude do Rio de Janeiro vem a Campo Grande com esta peça que propõe envolver a plateia e estimular os pequenos espectadores sobre valores que são básicos na formação do indivíduo, como a importância de respeitar sentimentos e emoções.

Dia: sábado(28), domingo(29)
Horário: 16h00
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453.
Ingressos: Ingressos a R$ 30,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Exposições
“Pá de Ideias”- A exposição é composta por Diego Verme, João Tatoo, Pedro Ópio e Rafael Mareco, um coletivo de graffiteiros atuante no estado de Mato Grosso do Sul. Na exposição, o público poderá conhecer o processo criativo de cada artista, a linguagem e a técnica de cada um, individualmente, mas que também se desenvolvem em um conceito de trabalho coletivo. A exposição segue até o dia 14 de abril.
Dia: sexta-feira(20) e sábado(21)
Horário: sexta-feira das 08h ; sábado 16h
Local:Plataforma Cultural - Av. Calógeras esquina com Av. Mato Grosso

Ato Pelas Ciclovias
Em repúdio a decisão da justiça, que a pedido do Ministério Publico Estadual paralisou a implantação das ciclovias na cidade de São Paulo, o ato simbólico faz parte de uma série de manifestações que irão ocorrer pelo país e no exterior. A concentração ocorrerá na praça do Rádio Clube de onde será definido o percurso.

Dia: sexta-feira(27)
Horário: 18h30
Local: Praça do Rádio Clube, na Avenida Afonso Pena, esquina com Padre João Crippa

Pastelada ao Ar Livre
O rolê gastronômico é mais um evento organizado pelas Massas Capivara . Desta vez, o rolê que é sempre feito ao ar livre irá terá pastéis com recheios de carne, soja, abobrinha com ricota, cenoura com ricota e pizza.

Dia: sábado(28)
Horário: 16h20
Local:Pracinha da rua 13 de maio, 4551 ao lado do Comper São Francisco.
Pastéis a partir de R$ 5,00

Domingo:(29)
Pastel entregue em casa
Domingo é dia de Pastel. Entrega Gratis. 9238-2801
Horário:17.00

Feira Gaúcha
Termina este domingo, a sétima edição da Fenasul, feira de Produtos, Moda, Cultura e Gastronomia do Sul, chega a Campo Grande trazendo o que há de melhor na cultura deste estado. A feira segue a partir desta sexta-feira (20) e vai até o dia 29, com produtos da moda couro, culinária, acessórios, dentre outros, tudo com preço direto do fabricante.

Dia: sexta(27) sábado(28) e domingo (29)
Horário: das 16h as 23h
Local: Circulo Militar de Campo Grande, Av. Afonso Pena, 107
Ingressos: R$ 6,00. Menores de 12 anos e maiores de 60 têm entrada gratuita.

Ladob

quinta-feira, 26 de março de 2015

Pesquisadores podem pela primeira vez mapear DNA de um pais inteiro


Veja

Acredita-se que o sequenciamento genético será o futuro da medicina, pois ele pode nos ajudar a entender, prever e tratas doenças. A Islândia já está um passo mais próximo deste futuro. Quatro estudos inovadores, publicados na quarta-feira no periódico Nature Genetics, mostram os resultados de um gigantesco sequenciamento genético que pode mapear o DNA de toda a população da Islândia.
A pesquisa envolveu amostras de sangue de 2 636 pessoas, 0,81% da população. 

A associação do resultado destas amostras e de registros genealógicos bem documentados permitiu que os cientistas mapeassem o genoma completo de 10 000 habitantes e o parcial de outros 150 000. Por meio de uma técnica chamada de imputação, os pesquisadores afirmam que são capazes de determinar o código genético de todos os 350 000 moradores do país, sem sequer examiná-los.

De acordo com o estudo, isso só foi possível porque a Islândia é pequena e fundada por pessoas vindas principalmente da Escandinávia, Irlanda e Escócia. Essas características fazem com que a diversidade genética no país seja relativamente baixa e o torna o local perfeito para pesquisas como esta. Outro fator importante são os impressionantes registros genealógicos mantidos na Islândia, que permitiram aos geneticistas encontrarem possíveis parentes por meio da documentação de doenças incomuns, de origem genética, que indicam que essas pessoas compartilham a mesma mutação no DNA e provavelmente têm algum parentesco.

Possibilidades - Com estes dados em mãos os pesquisadores conseguirão identificar uma pessoa com mutação nos genes, como o BRCA1 de Angelina Jolie ou BRCA2, que aumentam os riscos do desenvolvimento de câncer de mama e ovário. Os resultados também podem ser utilizados para encontrar mutações que indiquem probabilidade elevada para desenvolvimento de doenças como Alzheimer, desordens da tireoide e fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca.

Este tipo de triagem, além de beneficiar a população local, contribui para entender o desenvolvimento de doenças genéticas e encontrar melhores tratamentos e formas de preveni-las.
Descoberta - O estudo já identificou um gene, que não havia aparecido em estudos anteriores, cuja mutação pode apontar um risco para o desenvolvimento do Alzheimer. O ABCA7 está envolvido no transporte de lipídios entre as membranas, um processo que pode contribuir para a construção das placas de proteínas no cérebro dos pacientes com a enfermidade.

Outra descoberta foi a identificação de 1 171 genes conhecidos como "nocaute", ou seja, que por alguma mutação se tornaram inativos e perderam suas funções. Até então, haviam sido identificados 253 genes deste tipo em humanos. Agora os pesquisadores buscam entender como os portadores destes genes conseguem viver normalmente sem eles. "Acreditamos que haja redundâncias no genoma humano para compensar alguns nocautes que seriam vitais a nossa saúde. Identificar esses substitutos pode ser a chave para entender porque certas doenças afetam algumas pessoas de forma severa, enquanto não causam danos em outras", explica Kari Stefansson, fundador da Decode/Amgen, empresa islandesa responsável pelo estudo.

"O que este tipo de trabalho no genoma humano faz é trazer possibilidades para influenciar o genoma [e encontrar tratamentos para doenças] de forma mais racional", afirma Stefansson.
(Da redação)