quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Semana do Cineclubismo da UFMS com exibições gratuitas


Começou nesta quarta-feira (19) a 1ª Semana de Cineclubismo e Produção Audiovisual Independente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, evento que contará com mostra de filmes no formato de curta-metragem e oficinas. A programação tem entrada franca.

A mostra contará com curtas dos gêneros documentário, ficção e animação. Professores convidados farão a curadoria dos filmes a serem exibidos ao longo dos três dias de evento. Haverá ainda espaço para oficinas de produção audiovisual, elaboração de roteiros cinematográficos e de como montar e manter cineclubes.

A programação conta ainda com mesas redondas, espaços de debates para aqueles que se interessam pela área do audiovisual – seja no que se refere à produção ou difusão – dialogarem com profissionais experientes.

A abertura nesta quarta-feira contará com a presença de palestrantes como André Gatti (professor de História do Cinema Brasileiro da Fundação Armando Álvares Penteado Faap / Diretor do Congresso Brasileiro de Cinema), Felipe Macedo (Memorial da América Latina / Université de Montréal), Filipe Franco (produtor Independente de Videoclipe SP), Claudio Coração (professor do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto), Bruno Mazzilli (produtor Independente SP), Moacir Barros (cineclubista e professor de Comunicação UFMT), Norlan Silva (cineasta e diretor do Congresso Brasileiro de Cinema) e Leoni Bacchiegas (cineclubista MS).

A 1ª Semana de Cineclubismo e Produção Independente oferecerá oficinas de Animação (ministrada por Bruno Mazzilli), de Elaboração de Projetos – Aquisição de Recurso Para Produção Audiovisual (ministrada pelo prof. Helio Godoy), de Videoclipe (ministrada por Filipe Franco), de como montar e manter um cineclube (ministrada por Moacir Barros).

Haverá a estréia, no Museu da Imagem e do Som, do filme "O Mercado de Notícias", de Jorge Furtado (Casa de Cinema de Porto Alegre), documentário que circulou por todo o país e que será exibido pela primeira vez em nosso estado.

A programação será encerrada no dia 21 de novembro (sexta) com uma festa no Hangar Live Music. O projeto é aberto à comunidade geral e oferecerá certificado de participação a todos os inscritos.

Nenhum comentário: