domingo, 30 de novembro de 2014

Inclinar a cabeça para checar o celular prejudica a coluna


Folhapress

O ato de abaixar a cabeça para verificar o smartphone (ou por qualquer outro motivo) durante longos períodos causa tamanha pressão sobre a coluna cervical que pode causar danos irreversíveis, segundo um estudo americano.

Dependendo do grau de inclinação da cabeça, uma pessoa pode exercer sobre sua cervical 27,2 kg de peso, o que, segundo a pesquisa de Kenneth K. Hansraj, de um instituto médico de cirurgia e reabilitação da coluna de Nova York.

O peso verificado pela coluna dramaticamente aumenta ao que o pescoço é flexionado em seus diversos ângulos, diz Hansraj no estudo, que mediu a pressão em angulações de 0º a 60º.
Por causa do peso da cabeça, de 6 kg na média para adultos, quanto maior a inclinação, maior a pressão. Em postura ereta, a pressão sobre a coluna cervical é de entre 4,5 kg e 5,5 kg.

Perda da curvatura natural da cervical leva a pressão gradualmente superior, e isso pode levar a desgaste, ruptura, atrofia precoces e possivelmente cirurgia, escreve na conclusão o pesquisado.
Enquanto é praticamente impossível evitar as tecnologias que causam esse problema, as pessoas deveriam fazer um esforço para olhar seus celulares com uma cervical neutra e evitar gastar horas torto.

Nenhum comentário: