domingo, 23 de novembro de 2014

Black Friday: lojas virtuais evitarão boleto bancários



Com medo de golpes, lojas virtuais evitarão boleto bancário na Black Friday. As lojas virtuais devem estar mais cuidadosas com os pagamentos em boleto eletrônicos feitos na Black Friday, que acontece no dia 28 deste mês. 

De acordo com a reportagem de Bárbara Libório, do iG São Paulo, isso acontece porque, a cada cem boletos emitidos por consumidores em no comércio eletrônico, apenas metade deles é pago.
Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). "As lojas já costumam trabalhar com uma margem de abandono de boleto. Mas, como na Black Friday as compras por impulso aumentam, pode ser que essa média aumente no dia da ação", diz Maurício Salvador, presidente da associação.

Segundo Luiz Antonio Sacco, diretor geral da SafetyPay, plataforma de pagamento digital, outro problema é a demora na confirmação do pagamento do boleto. "A confirmação ocorre dias depois.
Sem saber se o consumidor vai ou não pagar o boleto, o empreendedor acaba segurando o estoque", explica. 

Estoque parado

Se o boleto não for pago, a empresa fica com aquele estoque parado. "O que as lojas vem fazendo são ações de recuperação de vendas. Elas colocam atendentes para ligar para o consumidor que não pagou o boleto para tentar convencê-lo. Geralmente, essa estratégia consegue converter metade desses compradores", diz Maurício Salvador. Os produtos que ficam parados no estoque costumam ser vendidos nos saldões pós-Black Friday.

Tom Canabarro, cofundador da Konduto, plataforma brasileira especializada em análise de fraude e comportamento de compra na internet, diz que o problema pode ser mais profundo. Alguns concorrentes se aproveitam da situação para aplicar golpes. "Já vimos casos em que uma loja compra diversos produtos da concorrente na opção de pagamento via boleto. A empresa segura o estoque, fica sem vender, e depois nenhum boleto é pago", diz.

Algumas empresas, segundo Canabarro, utilizam robôs para realizar essas operações. Apesar da prática ser antiética, o empresário da Konduto diz que é difícil provar que uma loja concorrente fez isso.
Algumas empresas não vão disponibilizar o pagamento via boleto bancário  - Por todos esses motivos, Sacco, da SafetyPay, afirma que muitas lojas devem optar por não disponibilizar o pagamento via boleto bancário na Black Friday.  "O custo de estoque para uma empresa é relevante. Se você fica dias com o estoque parado, ica com dinheiro parado também. Além disso, quanto mais produtos estocados, mais espaço você precisa ter", explica.

Nenhum comentário: