quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ballet Isadora Duncan realiza palestra com Ana Botafogo



O Ballet Isadora Duncan, com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza no dia 29 de novembro (sábado), das 14h às 16h, na Sala Idara Duncan do Museu da Imagem e do Som a palestra Vida de Bailarina, com Ana Botafogo.
 
A palestra faz parte da programação de celebração dos 40 anos do Ballet Isadora Duncan e é gratuita. É voltada a estudantes da dança, profissionais, professores, criadores, diretores e ao público interessado em conhecer mais sobre a vida de quem dança.
 
Serão abordados tópicos como quem pode ensinar e aprender, o dom do artista-bailarino, aulas, ensaios, leituras, trabalho em equipe, lidar com egocentrismo, ultrapassar limites, temperar o racional e o emocional, rigidez dos ensaios, superação, desafios, sofrimentos ou renúncias, dentre outros.
 
“Esperamos todos os artistas da dança que desejam continuar suas reflexões sobre a arte, aproveitando a oportunidade de levantar questões e compartilhar experiências”, explica Neide Garrido, diretora do Ballet Isadora Duncan.
 
Ana Botafogo - A bailarina iniciou seus estudos ainda pequena no Rio de Janeiro. Na Europa freqüentou a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris, a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes e o Dance Center-Covent Garden, em Londres.
 
Foi no Ballet de Marseille, do famoso coreógrafo Roland Petit, que a brasileira dançou como profissional pela primeira vez.  Suas performances no exterior incluem participações em festivais em Lausanne, Veneza, Havana e na Gala Iberoamericana de La Danza, em Madrid, representando o Brasil no espetáculo realizado em comemoração aos 500 Anos do Descobrimento das Américas.
 
De volta ao Brasil no final da década de 70, ainda muito jovem, foi nomeada Bailarina Principal do Teatro Guaíra (Curitiba-PR), da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e em 1981 Primeira Bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
 
Ao longo de sua carreira, Ana Botafogo já interpretou os papéis principais de todos as mais importantes obras do repertório da dança clássica. Destacam-se produções completas como Coppélia, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, A Megera Domada e Eugene Onegin.
 
Serviço: É necessário confirmar participação. A palestra é aberta e não haverá nenhum investimento por parte dos participantes. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3383-3219 ou 8416-3219. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. A entrada é franca.

Nenhum comentário: