terça-feira, 22 de abril de 2014

UEMS comunica encerramento dos editais de bolsas Pibic e Pibex


Encerram-se nesta terça-feira, às 23h59, os editais de bolsas de Extensão e Iniciação Científica conduzida pela parceria UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul). Este ano, são oferecidas 210 bolsas de Extensão (PIBEX) e 256 de Iniciação Científica em suas diferentes modalidades (PIBIC, PIBIC-AAF, PIBIT).

O presente comunicado se destina a esclarecer aos pesquisadores proponentes e seus respectivos candidatos a bolsas de Extensão ou Iniciação Científica que, embora as equipes da UEMS e FUNDECT tenham estudado maneiras de prorrogar os editais, em razão das várias solicitações, a mesma não será possível.

Ocorre que este ano, em função do calendário eleitoral, os processos de contratação de bolsas devem ser finalizados ainda durante o mês de maio, sob o risco de, em não concluindo o processo, a mesma permanecer sem a implantação nos prazos previstos nos editais em vigência, isto é, a partir de 01 de agosto do corrente.

É importante reforçar que o sistema eletrônico de recebimento de propostas permanecerá aberto por um mês ao final do período previsto em edital, dia 22. Esse período, em geral, é o praticado pela maioria dos editais de diferentes agências de fomento no país, entretanto, sempre que necessário à prorrogação é um instrumento legitimo e utilizado por todos, a não ser no presente caso, que coloca sobre risco a própria finalidade do edital.

Concluímos que se deve ponderar seriamente sobre as consequências de uma possível não implantação das bolsas, para a vida estudantil, que em ultima analise, tais recursos transferidos, para uma parcela significativa dos jovens, implicam na própria manutenção de sua permanência na Universidade, o que de fato, torna prudente manter o calendário conforme estabelecido em edital.

As Pró-reitorias de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) e de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP), bem como suas equipes, estarão à disposição da comunidade acadêmica durante todo o dia da próxima terça-feira, 22, para quaisquer esclarecimentos adicionais e/ou para auxiliar na solução de possíveis dificuldades para a participação de todos nos editais oferecidos para a comunidade universitária.

Nenhum comentário: