sexta-feira, 25 de abril de 2014

MS registra 3.500 casos de dengue nos primeiros três meses do ano


Foram registrados 3.500 casos de dengue nos três primeiros meses deste ano, de 1º de janeiro até 5 de abril, em Mato Grosso do Sul. A informação é do Ministério da Saúde, que divulgou boletim epidemiológico esta semana. De acordo com os dados, neste período, foram confirmados 15 casos graves e duas mortes em decorrência da doença no Estado. Os números caíram, se comparados com os do ano passado. No primeiro trimestre, 30 pessoas morreram, 690 ficaram em estado grave e 67.150 casos foram registrados em MS. 

Alerta

Conforme o Ministério da Saúde, aos primeiros sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação é procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar. Quem usa remédio por conta própria pode mascarar sintomas e, com isso, dificultar o diagnóstico.

Para diminuir a proliferação do mosquito, é importante que a população verifique o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Além disso, é essencial cobrar o mesmo cuidado do gestor local com os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.

Nenhum comentário: