sexta-feira, 25 de abril de 2014

MS está entre três estados que melhor pagam professores


Mato Grosso do Sul está em terceiro lugar no ranking nacional dos salários pagos aos profissionais em educação de todo o País. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). MS fica atrás apenas do Distrito Federal e do Amapá. 

O Estado também está entre os estados que cumpre na íntegra o Piso Nacional. Inclusive, foi o primeiro estado federativo do Brasil a aplicar a lei. Em dezembro passado, o Conselho de Presidentes da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) aprovou a política salarial para o magistério da Rede Estadual de Ensino proposta pelo Governo do Estado.

Com a aprovação da categoria, Mato Grosso do Sul passou a ser o primeiro estado brasileiro a ter uma política para receber o piso por 20 horas semanais. 

Na época em que a Fetems fechou acordo com o Governo de MS, o salário pago por 40 horas semanais era de R$ 1.810,05. Hoje, conforme o ranking da CNTE, este já é de R$ 2.356,28. Além disso, a entidade também conquistou a aplicação, a partir deste ano, de 1/3 de hora-atividade para o planejamento de aulas, como prevê o artigo quatro da Lei do Piso Salarial Nacional.

Nenhum comentário: