quarta-feira, 30 de abril de 2014

Desafio do Gogle de que dará R$ n4 milhões anuncia finalista


anunciou hoje os finalistas do seu Desafio de Impacto Social. São dez projetos diferentes que foram selecionados entre 751 propostas enviadas para o Google.

O Desafio de Impacto Social já aconteceu no Reino Unido e na Índia. Ele pede que os concorrentes usem tecnologia e inovação para resolver problemas sociais de pequena ou grande escala.
No texto de anúncio no blog da empresa, publicado pelo diretor-geral do Google no Brasil, Fabio Coelho, fala sobre a grande repercussão do desafio entre ONGs brasileiras. "As organizações brasileiras que participaram demonstraram toda sua criatividade em projetos ousados que endereçam problemas sociais e ambientais do País", escreve Coelho.

Os dez projetos finalistas são bem variados, como uma iniciativa para a construção de uma máquina de gelo movida a energia solar que ajudaria na conservação do peixe para pescadores de comunidades amazônicas.
Outros têm focos em problemas públicos. A Open Knowledge Foundation, por exemplo, foi à final com um projeto de informação à população sobre gastos públicos.

Com foco no meio ambiente, outro projeto, da Associação O Eco, quer fazer análise da qualidade da água em tempo real. Os sensores seriam espalhados em quatro cidades banhadas por rios na Amazônia—Manaus, Belém, Porto Velho e Rio Branco.

Entre os dez finalistas, quatro serão premiados com um milhão de reais cada um. Além disso, o Google dará suporte humano para que eles atinjam seus objetivos.

No site do Desafio de Impacto Global, os internautas podem votar nos projetos que considerarem mais interessantes. Lá, estão disponíveis vídeos de todos os projetos com mais informações sobre eles.
A votação termina no dia sete de maio. O projeto mais votado será um dos premiados. Os outros três escolhidos serão selecionados pelo júri: o apresentador Luciano Huck, o rapper MV Bill, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, o presidente da Coteminas Josué Gomes da Silva e a diretora do Google.org, Jacqueline Fuller.

Nenhum comentário: