terça-feira, 18 de outubro de 2011

Teles vão assumir controle de TVs a cabo

As Organizações Globo pediram autorização à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para transferir o controle acionário da Net Serviços --maior operadora de TV a cabo do país-- ao grupo Telmex, do empresário mexicano Carlos Slim, informa reportagem de Elvira Lobato na Folha desta terça-feira.

A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Igual passo foi dado pelo grupo Abril, que solicitou anuência da agência reguladora para transferir ao grupo espanhol Telefônica o controle acionário de suas empresas de TV a cabo nas cidades de São Paulo, Curitiba e Foz do Iguaçu (PR), que operam com a marca TVA.

A família Marinho, proprietária das Organizações Globo, permanecerá na Net, como minoritária. Já a família Civita (proprietária do grupo Abril) decidiu se afastar em definitivo do negócio.

A troca de controle da TVA e da Net era aguardada, em razão da assinatura da lei 12.485 (em 12 de setembro), que liberou a entrada das companhias telefônicas no mercado de TV a cabo e derrubou a obrigatoriedade de controle de capital nacional nessas operações.

Nenhum comentário: