quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Oficina de animação no MIS visa público jovem

Na próxima terça-feira (27) começa a oficina “Mágicas e Técnicas de Animação”, para crianças, no Museu da Imagem e do Som (MIS). As aulas ocorrem de 27 a 30 de outubro das 13h30 às 17h30 e serão ministradas pela arte-educadora especializada em produção e edição de vídeos Anna Rosauro Trancoso, do CINEDUC.
A oficina é destinada a crianças e adolescentes que serão estimulados à descoberta do fenômeno do movimento de maneira lúdica e divertida, através de brinquedos ópticos e técnicas de animação. Durante a atividade serão exibidas algumas animações e os participantes aprenderão a confeccionar seus próprios brinquedos, produzindo uma animação com a técnica de stop motion.
Serão apresentados os primeiros inventos, os aparelhos óticos anteriores ao cinema e os princípios que nos dão a ilusão do movimento. As diferenças estéticas e de linguagem entre técnicas e autores de filmes de animação serão discutidas, com exibição de filmes de animação realizados com técnicas diferentes (desenho, recorte, objetos, massinha, entre outros), abordando também questões éticas e existenciais nas obras apresentadas.
Anna Rosauro Trancoso é licenciada em Educação Artística e Bacharel em Comunicação Visual pela PUC/RJ, pós-graduada em Arte Terapia (UCAM) e formada em Vídeo na Fundição Progresso e Edição pelo SENAC. Como arte-educadora, trabalhou em diversos projetos em diversos projetos sociais como na Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa, em Santarém, Pará; no Espaço da Cultura Ação da Cidadania e na Ação Comunitária do Brasil (RJ). Além de consultora em mobilização social em Projetos de Assentamento na EMBRAPA – Campos dos Goytacazes (RJ).
No CINEDUC, desde 1987, participa como professora em vários projetos e Oficinas de Vídeo e de Linguagem Audiovisual para professores, jovens e crianças. Seus trabalhos mais recentes são oficinas no Projeto A Escola vai ao Cinema, do SESC Nacional (em vários estados brasileiros entre 2004 e 2007), nas Mostras de Cinema de Tiradentes (da 4ª à 12ª edição) e na 1ª Mostra de Cinema de Ouro Preto. Atualmente realiza Oficinas de Audiovisual para jovens também no CINEPOP BRASIL – RJ/SP/PR; no CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde, em diversas comunidades do Rio de Janeiro; e em outros projetos autônomos como o workshop de videodança no I Fórum de Dança e Vídeo da UFRJ (2008).



A oficina será a 4ª das 8 propostas que fazem parte do “Ciclo de Formação em Cultura Audiovisual”, projeto patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul. O objetivo do ciclo é abordar os aspectos mais relevantes da produção cinematográfica, para isso foram convidados profissionais renomados com vasta experiência na área que através de uma metodologia atualizada conduzirão 186 horas de atividades de formação teórica e prática sobre a linguagem audiovisual, visando a contribuir com a construção da cultura e produção cinematográfica em Mato Grosso do Sul.
O investimento é de R$ 20 a as vagas são limitadas a 30 pessoas. Público: de 9 a 14 anos. Mais informações no Museu da Imagem e do Som, localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 – prédio do Memorial da Cultura e da Cidadania, terceiro andar. Telefone: 3316-9178.

Nenhum comentário: