domingo, 25 de outubro de 2009

Bebel Gilberto procura estabilidade após tempos loucos


Bebel Gilberto procura estabilidade após 'tempos muito loucos'

Cantora lança o álbum 'All in one', gravado em NY, Bahia e Jamaica.Filha de João Gilberto faz versões de Bob Marley e Stevie Wonder.
Da EFE

Bebel Gilberto é "uma mulher apaixonada" sem "tempo a perder", umacantora "madura" que presenteia o mundo com seu novo disco, "All inone", como "uma canção de amor na qual tudo acontece ao mesmo tempo".

Aos 43 anos, a filha de João Gilberto confessa em entrevista à AgênciaEFE que viveu "muito intensamente desde os 14 anos", e agora sóprocura "estabilidade, após tempos muito loucos".

"Não há nada como um coração partido para compor uma canção", segundoBebel, uma personalidade "melancólica por natureza" que, no entanto,encontrou "na felicidade e no amor" uma poderosa fonte de inspiração."Essa sensação de estar completa me deixou muito fértil musicalmente",assegura.

Imersa em "um novo ciclo da vida", casada e talvez pensando em terfilhos, Bebel refletiu suas "emoções" em "All in one", um álbum quemistura pop eletrônico e jazz com as raízes da música brasileira. "Éum disco muito eclético que tem muitos amigos, muitos produtores,muitas emoções e muitos países", declara a intérprete, que nasceu emNova York.

Entre os amigos aos quais se refere está Carlinhos Brown, que é maridode uma prima de Bebel. O cantor e percussionista produziu e foiresponsável pelos arranjos do álbum. "Carlinhos é uma estrela quesolta brilhos e que foi a primeira pessoa em que pensei para fazer odisco", explica Bebel.

Mark Ronson, compositor e produtor que trabalhou com Amy Winehouse eLily Allen, é o responsável por "The real thing", uma canção escritapor Stevie Wonder na década de 70 e que Bebel recupera em uma versão."Sua música sempre me encantou, e gravar esta canção foi maravilhoso",afirma.

A influência de férias na Jamaica, onde nasceu a ideia de "All inone", explica a presença no álbum de "Sun is shining", um reggaecomposto por Bob Marley. "Quando li a letra, foi uma inspiração, comoum raio", descreve Bebel, sobre a música que gravou "em apenas cincominutos".


Carmen Miranda
Se tivesse que escolher, a cantora elegeria "All in one" e "PortAntonio" como suas músicas favoritas do novo álbum, o sexto deestúdio, no qual também presta uma homenagem a Carmen Miranda com"Chica chica boom chic", a alegre batucada imortalizada pela cantora eatriz portuguesa, que morreu em 1955.

"Em 2009, completam-se 100 anos do nascimento de Carmen, e sempre mesenti fascinada por ela", comenta Bebel, sobre uma artista "quetrabalhou muito pelo Brasil" e "morreu triste", já que "nunca teve oreconhecimento que merecia", disse.

Bebel gravou "All in one" com a Verve Records, o que, para ela, "é umahonra estar em um selo com um legado tão grande, e que, além disso,foi a primeira casa do meu pai", afirmou a cantora.

"Agora não tenho de trabalhar com a pressão de fazer um disco novoatrás de outro, com as imposições da fonográfica e do 'manager', queàs vezes te fazem perder os sentidos", explica a cantora, sobre oprocesso que a permitiu criar "All in One", disco que qualifica como"um presente".

Nenhum comentário: