sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Cena Som apresenta Dani Lasalva

O Cena Som da próxima quinta-feira (5/11) recebe pela primeira vez uma representante do estado de São Paulo, a cantora, compositora e violonista, Dani Lasalvia com o show “Madregaia”, às 20h, no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O espetáculo tem duração aproximada de 70 minutos e classificação livre.

Madregaia é o nome do álbum de estreia da artista e que significa em grego: Mãe Terra. O show reunirá diferentes facetas musicais, primando por repertório eclético que vai da Música Popular Brasileira (MPB) a World Music, passando por blues, fados e outros estilos com influência regional; resultado de sua parceria com o multi-instrumentista, cantador e arranjador mineiro Dércio Marques, que assina a direção musical junto com Dani Lasalvia.

O show utiliza o requinte de letras, arranjos e melodias bem elaborados, os quais mesclados ao nosso folclore e a elementos étnicos da música mundial, dão um caráter universal a um trabalho essencialmente brasileiro. E terá em seu repertório um notável painel da diversidade cultural brasileira através de sua riqueza humana e natural. Esse espetáculo é fruto de dez anos de pesquisas, onde a variação de estilos traduz a força e a leveza de um trabalho sofisticamente inovador.

A riqueza humana trata da formação do povo indígena brasileiro através da história de ocupação dos Tupis e Guaranis com a canção “Quiquiô” de Geraldo Espíndola; canta a história antiqüíssima de hábitos ritualísticos de um torém, dos já extintos Índios Temembé de Almofada (CE), com a canção “Água de Mani”; homenageia a religiosidade brasileira de 4 maneiras - com a “Prece do Óh”, contando a história de um santo negro (Santo Antônio de Catigero-muito cultuado na Bahia), com “Ave Maria” e “Romaria” e com “Procissão do Fogaréu, uma folia em Paraty, que encena em forma de festa popular a prisão de Cristo, trazendo em si, toda a herança portuguesa. E por fim, valoriza os grandes compositores como Chico Buarque e Vinicius de Moraes em “Valsinha”, Heitor Villa-Lobos em “Melodia Sentimental” e “Trenzinho do Caipira” e tantos outros de mesmo valor, porém desconhecidos como Amauri Falabella, Giordano Mochel, Luiz Perequê, Jean Garfunkel, Lony Rosa e Edvaldo Santana.

Já a riqueza natural faz uma referência a todas as águas do planeta através das belíssimas canções “Vida de Água” e “Água que correu”, homenageia o tão sofrido rio São Francisco através de “Feixe” e do “Blues Variante”, passeia em um campo florido através das crianças, em “Meninos”; floresce nos manacás da Mata Atlântica através da canção “Manacá da Serra”; desenha o percurso do rio Mandu na mineiríssima canção “Mandu” e deságua na chuva de “Palmas d’ Água”, feita somente com voz e percussão corporal.

Estando com a formação de 4 músicos ou de maneira solo, Dani Lasalvia não abre mão dos violões, viola caipira, percussão corporal, além de utilizar os diferentes registros vocais, necessários para interpretar a gama de estilos que escolheu para este trabalho. Seu timbre de voz de larga tecitura, permitem não só a suavidade, mas também a força nos agudos e graves, que aliadas ao sentimento, dão maior expressividade e delicadeza de suas interpretações.

A paulista Dani Lasalvia ingressou na música cedo. Estudou piano dos 7 aos 15 anos. Na adolescência, fez três anos de canto lírico. Depois estudou percussão vocal e corporal com Stênio Mendes, e violão com Paulinho Paraná. Mais tarde, passou uma temporada em Moscou para aperfeiçoamento em canto lírico, no Conservatório Tchaikovsky. Logo voltou ao Brasil e focou seu trabalho em canto popular. Paralelamente, estudou artes gráficas e se formou em comunicação visual pela FAAP. O encarte de seu primeiro álbum (com 30 páginas) é uma de suas obras.

Dani Lasalvia já se apresentou nos estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e também em Portugal. Essa será a primeira apresentação da artista em Mato Grosso do Sul que lançou seu primeiro CD duplo com 26 faixas em 2007 e já participou de diversos programas de rádio e televisão como: Sr. Brasil com Rolando Boldrin e Viola minha Viola com Inezita Barroso, ambos da TV Cultura, no Programa In Concert e Viver e Conviver da Rede Vida e Panorama Eldorado da Rádio Eldorado FM e Visita Vip na Rádio USP.

O ingresso do Cena Som custa R$ 15,00 (inteira) e R$7,50 (estudante). O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453, centro. Telefone (67) 3317-1792

Nenhum comentário: