Campo Grande se prepara para uma grande mobilização no combate à dengue, unindo esforços da Prefeitura, profissionais de saúde, agentes comunitários e a população.
O ponto alto das ações acontecerá no Parque Ayrton Senna, onde, a partir das 7h30 desta quarta-feira, 7, diversas atividades serão realizadas com foco na prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação é parte do Dia Municipal de Combate à Dengue, uma iniciativa que busca reforçar a importância da participação ativa de toda a comunidade na luta contra essas doenças. Durante o evento, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) entregará menções honrosas às instituições que têm contribuído significativamente com o Centro de Controle de Endemias e Vetores (CCEV), reconhecendo o papel importante dessas parcerias.
Atualmente, Campo Grande enfrenta um cenário preocupante, com 9.888 casos notificados de dengue e um óbito registrado. Embora não haja casos confirmados de Zika, a cidade registra 70 casos de chikungunya. Em resposta a essa situação, a Sesau já aplicou 51,27 litros de inseticida em diversas operações, visitando 44.358 imóveis, dos quais 112 apresentaram focos do mosquito.
Para combater a proliferação do Aedes aegypti, a população é incentivada a adotar medidas preventivas simples, como manter a caixa d'água bem fechada, receber bem os agentes de saúde, amarrar corretamente os sacos de lixo, colocar areia nos vasos de plantas, guardar pneus em locais cobertos, limpar as calhas regularmente, evitar o acúmulo de sucata e entulho, e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.
A expectativa é que, com a união de esforços, Campo Grande consiga reduzir os índices de dengue, garantindo um ambiente mais seguro e saudável para todos os seus moradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário