terça-feira, 31 de outubro de 2023

O Papa a mulheres que deixaram a máfia: não estais sozinhas, Cristo liberta

 

                                           Grupo de mulheres com padre Luigi Ciotti, recebido pelo Papa Francisco (Vatican Media)



A pessoa se torna livre não por mágica, mas caminhando com o Senhor, compartilhando seus passos, seu caminho, que necessariamente passa pela cruz e leva à ressurreição: disse o Papa a um grupo de mulheres que deixaram a máfia, recebidas por Francisco na manhã desta segunda-feira. O Pontífice lembrou-lhes que entre os discípulos de Jesus havia também algumas mulheres. Com Ele, elas fizeram o caminho da libertação. E fizeram isso exatamente caminhando com Ele e com os outros discípulos

Raimundo de Lima - Vatican News



Vós, queridas mulheres, nascestes e crescestes em contextos poluídos pela criminalidade mafiosa, e decidistes sair deles. Abençoo essa vossa escolha e vos encorajo a seguir em frente. Imagino que haja momentos de medo, de atordoamento... Nesses momentos, pensai no Senhor Jesus que caminha ao vosso lado. Vós não estáis sozinhas.

Com essas palavras, o Papa dirigiu-se na manhã desta segunda-feira, 30 de outubro, na Sala do Consistório, no Vaticano, a um grupo de mulheres que deixaram a máfia, um grupo de 50 senhoras. Elas encontravam-se acompanhadas pelo padre Luigi Ciotti - fundador do Grupo Abel -, sacerdote italiano que sempre trabalhou pelo resgate de pessoas que vivem em contextos de degrado social.


Mulheres que Jesus acolheu com compaixão e ternura


Em sua breve saudação, Francisco lembrou-lhes que entre os discípulos de Jesus havia também algumas mulheres. Essas mulheres - como os homens - não eram pessoas perfeitas e "angelicais": eram mulheres provadas pela vida, às vezes "infectadas" pelo mal. Eram mulheres que Jesus acolheu com compaixão e ternura e as curou. Com Ele, elas fizeram o caminho da libertação. E fizeram isso exatamente caminhando com Ele e com os outros discípulos.


É assim que acontece: a pessoa se torna livre não por mágica, mas caminhando com o Senhor, compartilhando seus passos, seu caminho, que necessariamente passa pela cruz e leva à ressurreição.


Jesus caminha conosco todos os dias na estrada da vida

O Santo Padre recomendou a elas terem sempre consigo um pequeno Evangelho, convidando-as a todos os dias ler uma passagem, com calma, e imaginando estar com o Senhor, em meio aos discípulos.


"E, na realidade, é exatamente assim: Ele caminha conosco todos os dias na estrada da vida. Sua cruz dá sentido às nossas cruzes e sua ressurreição é uma fonte de esperança", acrescentou o Pontífice, agradecendo mais uma vez pela visita e assegurando acompanhá-las com a oração por elas e por seus entes queridos, especialmente os filhos.


Nenhum comentário: