terça-feira, 12 de novembro de 2024

Tereza Cristina participa de missão Brasil-China

 

                                             Foto: Divulgação


Eventos reuniram autoridades e entidades dos dois países para tratar de agricultura sustentável, biotecnologia e mudanças climáticas

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) integrou esta semana uma comitiva que viajou à China para participar, entre outros eventos, do “Workshop China-Brasil – Inovação e Biotecnologia para Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar”. O seminário, realizado em Pequim nesta terça-feira, 12/11, reuniu entidades e autoridades de ambos os países. A senadora também participou como debatedora do painel que tratou da inovação e uso de tecnologias para aumentar a produtividade e sustentabilidade na produção de soja.


“Ressaltei que Brasil e China compartilham o desafio crucial de alimentar a população de forma sustentável. Para isso, nossos agricultores precisam otimizar a produção de alimentos, ao mesmo tempo em que conservam os recursos naturais e enfrentam as mudanças climáticas”, explicou Tereza Cristina. “Assim, é fundamental garantir aos produtores o acesso constante a inovações eficazes que a biotecnologia nos oferece. Agropecuária e ciência são inseparáveis”, destacou.


Durante a semana, a comitiva já havia se reunido com a Associação de Sementes da China (CNSA) para tratar da importância da biotecnologia na segurança alimentar, diante da necessidade de adaptação às mudanças climáticas – como, por exemplo, secas mais longas que afetam o plantio e a colheita. Tereza Cristina e o deputado Sérgio Souza (MDB-PR), que também integra a missão, se reuniram ainda com a Comissão de Agricultura do Congresso Nacional do Povo Chinês (NPC).


O grupo visitou, neste período, a Embaixada do Brasil em Pequim, onde foi recepcionado pelo embaixador brasileiro, Marcos Galvão, e sua equipe, que acompanharam o grupo em outras agendas. Também houve encontro dos brasileiros com chineses na Academia de Ciências Agrárias (CAAS), cujo foco é a pesquisa para o desenvolvimento das culturas agrícolas.


A missão na China começou por Xangai, quando a comitiva brasileira esteve na International Import Expo (CIIE), a maior feira de importação do país. Tereza Cristina dedicou especial atenção ao estande do Mato Grosso do Sul na Feira.


Nas últimas duas décadas, a China se consolidou como o principal parceiro comercial do Brasil. Em 2023, as exportações do Brasil para a China ultrapassaram US$ 100 bilhões, um recorde. Os chineses importam do Brasil sobretudo soja, milho, carnes, minério de ferro e petróleo. O Brasil é responsável pelo fornecimento de 25% de tudo o que a China importa em produtos agrícolas.


Esta foi a terceira viagem de Tereza Cristina à China – a primeira como senadora da República. Em outras duas ocasiões recentes, ela viajou como ministra da Agricultura, cargo que ocupou de 2019 a 2022. “Brasil e China celebraram 50 anos de relações diplomáticas e temos de continuar incrementando nossas negociações bilaterais”, defendeu a senadora.


A Missão Empresarial Brasil-China foi promovida pela Associação Brasileira dos Produtores

de Milho (Abramilho), em parceria com a Embrapa, a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), a

Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja- Brasil), a Associação Nacional dos

Exportadores de Cereais (Anec) e o Conselho Empresarial Brasil-China.

Nenhum comentário: