quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Trigo dispara com tensão na Ucrânia

 


Principal notícia a ser seguida é a possibilidade de rompimento do acordo de grãos no Mar Negro
Por:  -Leonardo Gottems

O trigo fechou em forte alta de três meses (7,40%) após a decisão da Rússia de realizar “referendos” em províncias ucranianas separatistas, aponta a Consultoria TF Agroeconômica. A Ucrânia já admite que dificilmente o presidente russo, Vladimir Putin, vá renovar o acordo do “corredor de grãos” que liberava a produção dos países em guerra.



“Tecnicamente a cotação de dezembro rompeu a linha de resistência que havia a US$ 8,80/bushel e fechou 10 cents acima, no limite máximo do que podia subir no dia. Na sessão noturna, subiu a 919,50 e fechou a 905,75  com 15,75 cents acima do fechamento diurno de ontem. A principal notícia a ser seguida é a possibilidade de rompimento ou não do acordo de grãos no Mar Negro”, afirma o analista sênior da TF, Luiz Pacheco. 


Se a Rússia realmente romper o acordo e o escoamento de grãos de milho e trigo da Ucrânia tiver que ser interrompido, aponta ele, o potencial de alta do mercado é o mesmo em que já esteve no início da guerra: chegar até US$ 1275/bushel, trazendo de volta os bons preços que foram perdidos pelo mercado brasileiro. 


“Se isto acontecer, as Tradings irão voltar a oferecer preços maiores e um grande volume de trigo brasileiro poderá ser escoado, alterando completamente o ritmo em que vinha o mercado de trigo no país até esta terça-feira. Mas, conversando com um Trader russo, ele nos disse que o impacto não deverá ser total, ainda, porque o acordo irá até novembro e ele não acredita que haja uma ruptura antes disso. Então, seria hora de aproveitar a alta”, revela Pacheco.


Outro aspecto a ser acompanhado, pontua o especialista, é a cotação de Dezembro de 2023 (da safra 2022/23), que também subiu 46 cents/bushel junto com a cotação de dezembro de 2022 e poderá cair, assim como esta cotação subiu entre fevereiro e maio dste ano e depois caiu. “Então, nosso conselho é aproveitar para fixar os preços do trigo da safra 22/23 nesta semana”, conclui.

Nenhum comentário: