quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Agraer custeia transporte de cinco mil mudas para fortalecer a horticultura em Jaraguari

 

                                            Foto Divulgação


O escritório municipal da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Jaraguari, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), custeou o transporte de cinco mil mudas de olerícolas que irão fomentar a horticultura no município.


As mudas enxertadas de pimentão (verde, vermelho e amarelo) e de pepino japonês foram adquiridas por quatro agricultores familiares do município que solicitaram à Agraer o auxílio com o transporte do produto. O material foi trazido de uma empresa certificada com o selo ISO 9001 para produção e comercialização de mudas de hortaliças e frutíferas, localizada em Santa Cruz do Rio Pardo (SP).


O investimento teve como objetivo aumentar a produtividade das hortaliças e prolongar o período de colheita. “Essas mudas são resistentes a doenças de solo e mais produtivas, consequentemente o produtor poderá iniciar mais cedo a colheita e, como são resistentes a doenças, a colheita será mais prolongada. Além disso, por serem produtos com maior qualidade haverá melhor aceitação deles no mercado”, ressaltou o coordenador local da Agraer, engenheiro agrônomo Mamede Joaquim Borges.


Foram adquiridas também mudas de pé-franco (sem enxerto) de tomate cereja, berinjela, pimenta. Os produtores atendidos – Ismael Dias dos Santos; Evaldo Dorta, Marcos Roberto e Marcos Vinícius de Oliveira Dorta – trabalham com o cultivo protegido em estufas. Ismael trabalha em estufa cedida pela Agraer, os irmãos Evaldo e Marcos Roberto possuem estufas próprias e o Marcos Vinícius adquiriu sua estufa por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Nós disponibilizamos ainda, mediante solicitação, o caminhão da Agraer para suprir os agricultores familiares do município com o transporte de insumos agrícolas. Diminuindo os custos do produtor, nós conseguimos fomentar a produção”, destacou Mamede.


A previsão é que os produtores comecem as colheitas de pepino daqui a 50 dias e a do pimentão em aproximadamente 90 dias. A comercialização das hortaliças é feita em redes de supermercados.

Nenhum comentário: