terça-feira, 27 de setembro de 2022

TRE tira Tiago Botelho do horário eleitoral por causa de vídeo sobre manga

 

                                           Professor Tiago Botelho



TRE foi favorável à candidata após propaganda de Botelho resgatar discurso em que a ex-ministra associa a inexistência de fome no Brasil “porque temos manga”


O candidato ao Senado do PT de Mato Grosso do Sul, Professor Tiago Botelho, perdeu todo o espaço no horário eleitoral gratuito na televisão por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), após utilizar na propaganda o vídeo com discurso em que a sua concorrente Tereza Cristina (PP) diz que no Brasil “não passamos muita fome, porque temos manga nas nossas cidades”.


Na decisão, o juiz José Eduardo Chemin Cury impediu que Botelho continue fazendo o uso do espaço na TV para atender Tereza Cristina que exigiu direito de resposta na Justiça alegando que a propaganda televisiva exibida pela campanha de Botelho seria ofensiva, inverídica e difamatória, o que é rebatido pela defesa do professor.


Ao decidir em favor da ex-ministra de Bolsonaro, o magistrado argumentou que o candidato petista ao Senado ultrapassou “a órbita de seu direito de manifestação e expressão” ao exibir a propaganda “sabidamente inverídica, por conter inverdade flagrante que não apresenta controvérsias”.


“Eu não vou conseguir me despedir de Mato Grosso do Sul após a minha campanha porque a Tereza Cristina tem 2 minutos e eu só tenho 47 segundos de tempo de TV. A decisãodo TRE é um murro à democracia. Esta decisão interfere no pleito eleitoral e ajuda a candidata do presidente a se eleger e calar quem discorda dela”, protestou Botelho nas redes sociais, onde tem se manifestado já que ficou sem propaganda eleitoral na TV.


A decisão ocorre mesmo após o Ministério Público Federal (MPF) apresentar manifestação ao TRE-MS em que rebate a acusação de irregularidade feita pela candidata Tereza Cristina contra a propaganda de Botelho. Botelho estava impedido de veicular o vídeo em qualquer meio de comunicação, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil reais por dia de descumprimento.


Segundo o MPF, “não ficou claro que o conteúdo da propaganda ora atacada tenha cunho sabidamente inverídico. Trata-se de trecho proferido, nos exatos termos, pela própria candidata Tereza Cristina”.


“Estou recorrendo no judiciário estadual e junto ao STF. Tenho vergonha pela Tereza Cristina. Para mim, só reforça que ela é. Pessoas autoritárias não aceitam críticas e usam da força para calar o outro”, finalizou Botelho afirmando que não irá se calar.


O vídeo


A declaração polêmica da candidata e então ministra da Agricultura de Bolsonaro ocorreu em abril de 2019 durante audiência pública na Câmara Federal, junto à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.


“Nós não passamos muita fome, porque nós temos manga nas nossas cidades”, disse na ocasião a então ministra após ser questionada por parlamentares sobre a fome no país.


O depoimento foi televisionado pela Câmara dos Deputados e a fala repercutiu na imprensa de todo o país. O vídeo pode ser encontrado na internet, inclusive no canal da Câmara dos Deputados no Youtube, com acesso público

clique aqui ver: https://youtu.be/4L94FX9LYUk?t=5195).

Nenhum comentário: