sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Campo Grande terá passe livre de ônibus no domingo, dia das eleições

 

Gratuidade no transporte público coletivo será no período das 5h às 18h



A Prefeitura de Campo Grande anunciou, nesta sexta-feira (30), que irá adotar a gratuidade do transporte público coletivo para o domingo (2), dia do primeiro turno das Eleições Gerais Majoritárias de 2022.


Segundo a decisão, que será publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) ainda nesta sexta-feira, toda a operação do Sistema de Transporte Coletivo de passageiros da Capital terá acesso gratuito das 5 às 18 horas.


A gratuidade também será concedida no 2º turno das eleições, que, caso aconteça, será realizado no dia 30 de outubro de 2022.


Medida foi tomada para garantir mobilidade aos eleitores no dia do pleito, proporcionando o direito à cidadania, através da votação nas eleições, para pessoas de baixa renda.


Votação

Neste domingo, 1,9 milhão de eleitores sul-mato-grossenses devem ir às urnas para votar nos cargos de presidente, governador, senador, deputados estaduais e deputados federais, que cumprem mandatos pelos próximos quatro anos.  


O horário para votar neste ano teve um recuo de uma hora em relação aos anos anteriores. Sendo assim, as  urnas ficam disponíveis das 7h às 16h.


É obrigatório?

O voto é obrigatório aos eleitores de 18 a 69 anos de idade (completados antes da data do primeiro turno) e é facultativo a analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e idosos a partir de 70 anos.


Documentos

O eleitor deve apresentar um documento com foto e o título de eleitor (ou e-Título). Caso não possua documento com foto, pode solicitar o preenchimento do Formulário de Identificação do Eleitor e com a presença do juiz eleitoral.


Seção

Para saber o local de votação, o eleitor pode acessar o site do TSE (www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome) ou baixar o aplicativo e-Título.


Vestimentas

Não existe regras que proíbam o uso de bermudas, camisas de time ou camisetas que manifestem apoio a candidatos e partidos. A Justiça Eleitoral proíbe o acesso às urnas apenas para eleitores que compareçam sem camisa ou em trajes de banho. Além disso, botons, bonés e outros acessórios são permitidos, desde que usados com discrição e sem causar tumultos.


Celular

O eleitor pode levar o aparelho celular até a seção eleitoral, porém não poderá adentrar com ele na cabine de votação. Caso não tenha decorado o número dos candidatos, a sugestão é de que o eleitor leve uma colinha, em papel, para auxiliar na votação.

Nenhum comentário: