quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Tomate roxo deve chegar em breve às prateleiras

 

                                                 Divulgação

Novidade tem data para chegar às prateleiras nos Estados Unidos

Texto: Correspondente Iara Siqueira 


Geralmente os tomates possuem coloração avermelhada, verde e até amarelos. Uma nova espécie de tomate, criada nos Estados Unidos, pode chegar às prateleiras dos supermercados a partir de 2023. Estamos falando do tomate roxo, modicado cientificamente pelos pesquisadores e pode ter vida útil mais longa do que a dos tomates tradicionais. 



Ele tem gosto de tomate, cheira e até um tomate, a única diferença está cor: roxa. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), liberou que o vegetal geneticamente modificado, chegue as gôndolas de supermercados e lojas norte-americanas até o próximo ano. Em comunicado à imprensa, o departamento de agricultura disse que a planta pode ser cultivada com segurança e usada na reprodução. 


Além da peculiaridade na cor, o fruto trás para benefícios para a saúde, de acordo com os cientistas.  A cultivar foi desenvolvida por uma equipe de pesquisadores, do qual a professora britânica Cathie Martin, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra faz parte. Em entrevista à rede CNN, a bioquímica que trabalha na produção de pigmentos em flores disse que “os novos tomates são ricos em antocianinas e possuem maior capacidade antioxidante”, finaliza.

Nenhum comentário: