quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Primavera chega com instabilidade no tempo e muita chuva em MS

 

                                           (Foto: Divulgação )


A previsão é do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).

A primavera chega nesta semana em Mato Grosso do Sul com um tempo instável. Os primeiros dias da nova estação serão de chuvas moderadas e até tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Em todo o Estado, os termômetros vão revelar temperaturas em queda.


A segunda-feira (19) já começou com chuva no Centro-Sul do Estado, pegando muita gente de supresa. Nos próximos dias, o cenário deve se repetir, conforme previsão do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).


Mais água deve cair do céu até a próxima quinta-feira (22), data oficial de início da primavera. São esperadas chuvas fracas e fortes em várias regiões do Estado.


A ocorrência das tempestades com raios, ventanias e eventual queda de granizo também é dada como certa. Isso por causa da aproximação de uma frente fria aliada a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica que atua no Paraguai.


Os acumulados de chuva devem ficar acima de 40 mm em 24 horas, com destaque para a queda das temperaturas ao longo da semana, com mínimas entre 8°C e 10°C, principalmente na região Sul de Mato Grosso do Sul.


Alerta de tempestade



Na segunda-feira (19), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo para Mato Grosso do Sul por causa das tempestades.


Segundo o aviso, serão registradas chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de até 100 quilômetros por hora e queda de granizo, principalmente nesta segunda e terça-feira (20).


Conforme o aviso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e também de alagamentos.

Nenhum comentário: