terça-feira, 20 de setembro de 2022

Nove cidades de MS vão receber apoio da Força Nacional no 1° turno das eleições

 

Por Wender Carbonari

Jornal Midiamax


Com a nova aprovação de mais 20 defensivos de matriz biológica pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), agora já são mais de 530 produtos para controle de pragas. De acordo com Marcelo Poletti, engenheiro agrônomo, fundador e CEO da Promip, desenvolvedora de produtos biológicos para manejo integrado de pragas, o aumento da oferta de soluções biológicas traz uma ‘boa nova’ ao produtor, ao abrir-lhe caminho para a inovação e o atendimento a exigências por sustentabilidade.



“Além de produtos comprovadamente eficazes, biológicos ganham tração ainda pela inocuidade à saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente. Ao contrário do que ocorria no passado, biológicos estão agora disponíveis no canal de distribuição. Este novo cenário de oferta impacta favoravelmente no robustecimento das estratégias de MIP ou manejo integrado de pragas em nossa agricultura. Não faz tanto tempo, o manejo biológico natural, ou por conservação, era a única modalidade de controle biológico ao alcance do campo, uma tática então considerada ‘alternativa’, pouco empregada”, indica.


Ele diz que, frente à nova era, disruptiva, do mercado de biológicos, um momento em que tais produtos passam definitivamente a fazer parte do dia a dia do produtor, sobem exponencialmente as perspectivas de sucesso dos programas de MIP nas diferentes culturas. “Empreendedores e especialistas com quem interagimos na fronteira agrícola anteveem um ciclo altamente positivo para o agronegócio em face do avanço tecnológico e mercadológico dos bioinsumos. Para esses profissionais, os produtos turbinam a implementação de boas práticas, ao mesmo tempo que elevam o portfólio de tecnologias de ponta acessíveis ao produtor”, indica.


“Há, inclusive, expectativas de curto prazo no sentido de que os bioprodutos diminuam de maneira representativa inconformidades relacionadas a resíduos químicos de alimentos in natura. De outro modo, a adoção de agentes biológicos potencializa ganhos do produtor para além da produtividade e da rentabilidade: com a redução de gases de efeito estufa, o agricultor poderá em pouco tempo elevar os rendimentos da propriedade por meio de créditos de carbono. Terá também, certamente, ampliado seu acesso a financiamentos sustentáveis, concedidos somente a negócios que contribuam para o equilíbrio no planeta”, conclui.

Nenhum comentário: