terça-feira, 20 de setembro de 2022

Inseto devastador para a produção de frutas cítricas

 


Ele mede até 3 milímetros e vive de 12 a 43 dias, mas é devastador para a produção de frutas cítricas.?A presença do inseto?Diaphorina citri, nome científico do psilídeo, tem potencial para causar a destruição de pomares inteiros.?E a produção brasileira não é pequena: são cerca de 19,3 milhões de toneladas das diversas variedades de laranja, limão e tangerina – também conhecida como mexerica e bergamota. 





A presença do inseto?Diaphorina citri, nome científico do psilídeo, tem potencial para causar a destruição de pomares inteiros
Por:  -Aline Merladete

Os dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também revelam que cerca de 86% dessa produção é exclusivamente de laranja – o que faz do Brasil o maior exportador global –, 8% de limão e 5% de tangerina. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), nosso país é o maior produtor de frutas cítricas do mundo. 


De acordo com os dados divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) , essas bactérias são causadoras do greening, doença sem cura que pode ser "transmitida" de uma árvore para outra por meio do inseto. Folhas amareladas ou com manchas irregulares são sintomas desse importante problema fitossanitário. Árvores com esses sinais precisam ser constantemente vistoriadas, para que seja feito diagnóstico precoce. Como não há tratamento, as plantas infectadas devem ser eliminadas dos pomares. 


O agravamento da doença – que é centenária, mas começou a ser registrada no Brasil a partir dos anos 2000 – fez com que pesquisadores de várias partes do mundo buscassem na ciência a solução para o problema.?Se ainda não há tratamento, há, porém, um método de prevenção: o uso de inseticidas para controlar o psilídeo.?"Tecnologias avançadas e seguras estão disponíveis para auxiliar os agricultores a combater esse inseto", destaca o presidente do Sindiveg. 

Nenhum comentário: