segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Casa Rosa passa a fazer cirurgia de retirada de nódulos mamários de pacientes do projeto

 


As cirurgias começaram no final de agosto, e já somam sete mulheres operadas

DA REDAÇÃO



A Casa Rosa, projeto de atendimento integrado na saúde da mulher, começou a realizar cirurgias de retirada de nódulos de mama das pacientes do sistema, com o objetivo de zerar a fila de espera das intervenções cirúrgicas.


Acompanhada pela avó, a adolescente de 14 anos relata que sentiu a alteração na mama durante a realização do autoexame. “Fiquei assustada, levei alguns dias para contar para minha família. Porém, minha avó tomou as providências e chegamos até a Casa Rosa, onde realizamos todos os exames, inclusive a punção e biópsia. Depois a cirurgia foi marcada e hoje posso comemorar o excelente resultado da cirurgia. Apesar do tamanho do nódulo, a cirurgia nem vai deixar marcas em meu corpo, vou até poder tomar sol de biquini”, comemora a menina.


Para M. S. C., 24 anos, a cirurgia é o fim de uma espera de 8 anos. “Descobri os nódulos quando era adolescente, eu tinha 16 anos quando os descobri. Porém, só agora, depois de passar pela Casa Rosa, que consegui realizar a cirurgia com o Dr. Victor Rocha", disse a paciente que teve cinco nódulos retirados das duas mamas.


C. R. R., 24 anos, é mãe de um bebê de 4 meses e descobriu o nódulo ainda na gestação. “Quando descobri o nódulo, pedi para minha mãe me levar no Projeto Casa Rosa, pois ela já fazia acompanhamento lá. Fiz todos os meus exames, fiz a punção e a biópsia e em menos de uma semana, recebi o diagnóstico de que estava com câncer de mama. A partir daí, o médico deu celeridade no encaminhamento para a realização da cirurgia, onde foi retirado um nódulo da mama e outro da axila, enfatizou a paciente que dará sequência no tratamento com quimioterapia sob supervisão do vereador.


Outra paciente operada, M. A. S. S., 46 anos, que estava há quase um ano esperando por uma consulta com mastologista. “Na Casa Rosa foi tudo de bom, fui muito bem atendida. Fiz todos os exames e o Dr. Victor me encaminhou para a cirurgia. Fui operada pelo Dr. Daniel, estou bem e muito feliz”, pontuou.


Para o médico mastologista, Dr. Victor Rocha o projeto da Casa Rocha tem alcançado resultados que fazem a diferença na vida da população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). “Sete pacientes da Casa Rosa já foram operadas. Sendo que a história delas é bem semelhante, estavam na fila de espera e puderam realizar a consulta, os exames e agora até o procedimento cirúrgico em tempo hábil para plena recuperação sem nenhum prejuízo à saúde delas. Estamos cumprindo nossa missão: oferecer uma Saúde Pública de Qualidade e com Resultado”, enfatizou o idealizador da Casa Rosa.


 

Projeto

A Casa Rosa atende a capital e mais 34 municípios da macroregião de Mato Grosso do Sul, e desde a inauguração, que aconteceu em novembro de 2021, realizou mais de 2700 atendimentos (entre consultas e retorno), 474 mamografias, 755 ultrassonografias e 325 biópsias. Até agora 41 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama e foram encaminhadas para o tratamento. Inaugurada em novembro de 2021, alcançou números importantes em pouco tempo. Como principal marco, zerou a fila de espera por exames e consultas na área de mastologia em Campo Grande.


 

Atendimento

Para ser atendida na Casa Rosa a paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e pedir encaminhamento para o ambulatório de mastologia do Dr. Victor Rocha. O projeto da Casa Rosa atende nas tardes de quinta e sexta-feira e está localizado na Rua 25 de Dezembro, nº 509.

Nenhum comentário: