segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Campo Grande é destaque no Ideb com índice acima da média nacional

 

                                           Foto; Divulgação

O Ideb da Reme teve crescimento de 0.2 em relação à avaliação anterior aplicada em 2019 e divulgada em 2020

A Rede Municipal de Ensino de Campo Grande é destaque no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), apresentado nessa quinta-feira (16) pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Com índice de 5.2 nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a Reme é destaque, pois apresenta IDEB acima da média nacional que é de 5.1. 


O IDEB da Reme teve crescimento de 0.2 em relação à avaliação anterior aplicada em 2019 e divulgada em 2020, com nota 5.0. O resultado positivo foi alcançado mesmo durante o período de aulas presenciais suspensas devido a pandemia, e posteriormente com atividades remotas e escalonadas nas unidades escolares, já que a avaliação foi aplicada no ano de 2021.


“Este resultado com certeza é devido a um esforço conjunto da família e dos profissionais da educação. Os professores, durante a suspensão das aulas presenciais, atuaram de forma ímpar, utilizando a criatividade e diversos recursos para garantir o acesso do aluno ao ensino”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Alelis Izabel Gomes.


O crescimento no índice nacional representa o compromisso com a Educação, que não parou durante o período da pandemia. As escolas ficaram abertas, com a atuação da equipe administrativa e pedagógica, para distribuir os cadernos de atividades e também entregar os kits merenda e de hortifrúti, com mais de 214 mil unidades entregues entre março de 2020 e julho de 2021, para as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação). Além disso, as aulas continuaram de forma remota e presencial escalonada no segundo semestre de 2021. O retorno 100% presencial das aulas ocorreu no ano letivo de 2022.


Desde a suspensão das aulas presenciais, em março de 2020, a Semed (Secretaria Municipal de Educação), juntamente com as unidades escolares e os profissionais da educação, atuou de maneira intensiva para garantir a continuidade do ensino para os alunos da Reme. No período da pandemia as aulas ficaram disponíveis por meio da TV Reme (canal 4.2 da TVE, e Youtube), Rádio Reme (aplicativo) e outros meios utilizados pelos professores e pelas unidades escolares (aplicativos de conversa com vídeos e áudios), conforme a necessidade e adaptação de cada turma. E para o aluno sem acesso à internet foi disponibilizado o caderno da Reme de acordo com o ano escolar, que oferece subsídios iniciais básicos a partir dos conteúdos desenvolvidos de forma contínua ou complementar.


“Diante da situação que a educação, no mundo todo e no Brasil, enfrentou, recebemos o resultado com satisfação. Realmente conseguimos atender os alunos com o ensino remoto, de diversas maneiras, com o uso da tecnologia, e também com os cadernos de atividades impressos. Tivemos o cuidado de oferecer aulas por meio da televisão e rádio, com a Rádio e TV Reme, além do YouTube. As aulas foram gravadas pelos professores e disponibilizadas em diferentes plataformas. Até os alunos das áreas rurais, mais distantes da Capital, receberam os materiais de alguma forma”, explica o secretário-adjunto de Educação, Waldir Leonel.

Nenhum comentário: