terça-feira, 20 de setembro de 2022

Balança comercial da agropecuária indica movimentação

 


A balança comercial sul-mato-grossense movimentou mais de U$$ 7,8 milhões no somatório de importação e exportação

Texto: Correspondente Joélen Cavinatto com revisão de Aline Merladete


A balança comercial sul-mato-grossense movimentou mais de U$$ 7,8 milhões no somatório de importação e exportação, de janeiro a agosto deste ano. O saldo positivo de U$$ 3,2 milhões é resultado da diferença entre os mais de U$$ 5,5 milhões em exportação e U$$ 2,2 em importação.



A soja foi o produto mais exportado, representando 34% da operação; seguido da celulose com 17,73%; da carne bovina e outros derivados com 14,96% e do milho com 5,76%. A importação foi alavancada pelo petróleo, gás natural e serviço de apoio com 40,80%; os produtos químicos e inorgânicos representaram 28%; produtos de metalurgia de metais não ferrosos somaram 5,77% e adubos e fertilizantes corresponderam 5,32% da operação.


Em agosto, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) apresentaram redução de 0,36% e 0,70%, respectivamente. A queda do IPCA pelo segundo mês consecutivo impacta nos preços de mercado, principalmente das commodities, conforme explica a economista Renata Farias, “Esse movimento se deve a uma taxa de juros elevada, a saída de investidores do mercado, a uma possível recessão mundial e a guerra prolongada entre a Ucrânia e a Rússia. Além disso, a expectativa do mercado sobre a maior utilização dos grãos de soja para esmagamento também influenciou no preço após a divulgação dos dados da USDA e da Abiove”.


Os dados são SEMAGRO, IBGE e FGV, compilados em boletim mensal pela Aprosoja/MS.

Nenhum comentário: