segunda-feira, 18 de julho de 2022

Ponta Porã, Princesinha dos Ervais, completa 110 anos nesta segunda-feira (18)

 

Com atrações desde o dia 15, na data da comemoração o município traz show e programação para semana

LÉO RIBEIRO


Em celebração desde sexta-feira (15), Ponta Porã - cidade conhecida como a Princesinha dos Ervais - está de aniversário hoje (18), completando 110 anos de história. 


Na programação, a população do município já curtiu quadrilhas juninas, show com Almir Sater no sábado e com Patrícia e Adriana na noite de ontem (17).


Ainda, nesta segunda-feira (18), os ponta-poranenses aproveitam o show do tio Hermanos Irmãos, agendado para 18h no Parque dos Ervais, que conta com estrutura de tenda e palcos para melhor atender a população e artistas. 


Como parte da festividade, até o fim do mês a Prefeitura realiza também o Festival Sabores sem Fronteira, que contará com a participação de bares e restaurantes, oferecendo comidas típicas da região de fronteira com o Paraguai. 


Conforme o município, um dos principais motivos do festival é a oportunidade de fomentar a rede gastronômica local. 


Até hoje, os donos de bares e restaurantes podem se inscrever para o Festival gratuitamente, através de formulário, que você encontra clicando aqui.  


Vale ressaltar que, essa ação não é de caráter competitivo, mas visa fomentar a culinária típica e incentivar o consumo.  


Ainda, importante lembrar que, ao final do Festival, cada inscrito receberá um  certificado de participação enquanto espaço de valorização da cultura local aos Restaurantes e Bares.


Contexto histórico

Ponta Porã conseguiu sua emancipação político-administrativa ainda no final do século 19, que foi concluída em 1912, para instalação do município em 25 de março de 2013.  


Ainda assim, a data de aniversário - 18 de julho de 1912 - remete ao estabelecimento dos limites do novo município.  


Na época, Joaquim Augusto da Costa Marques era o governador em exercício e, nos limites, ficaram compreendidos ao Norte os rios Ivinhema, Brilhante e santa Maria; ao Sul pelo Paraguai; ao Leste pelo Rio Paraná e a Oeste pelos municípios de Bela Vista e Maracaju.


Vale destacar que Ponta Porã nasceu de expedições militares, por volta de 1777, e da concessão dada pelo governo Imperial a Thomas Laranjeiras, em 1823, para a exploração da erva-mate.


Como o município é ponto de união de brasileiros, paraguaios e demais estrangeiros, não é difícil encontrar rodas de tereré pela rua, já que Pedro Juan e Ponta Porã são consideradas "cidades gêmeas".  


Uma verdadeira viagem cultural, até mesmo o idioma da região é curioso, já que ali os moradores falam o chamado "portunhol", uma mistura dos idiomas guarani, espanhol e o português.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: