domingo, 10 de julho de 2022

Lutador de MS, Rafael 'Baby' encara Grand Slam na corrida olímpica Paris 2024 neste domingo

 

                                            (Foto: Mayorova Marina/IJF)

Rafael estreia na competição já nas oitavas de final

O judoca de sul-mato-grossense, Rafael Silva "Baby" entra no tatame, neste domingo (10), no Grand Slam de Budapeste, na Hungria, que serve de janela de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.


A competição marca o início da contagem de pontos no ranking olímpico e também define a delegação de judô para o Campeonato Mundial de Tashkent, no Uzbequistão. Rafael estreia nas oitavas de final e aguarda o resultado da luta entre o holandês Jelle Snippe e o guianês Moustapha Fofana, pela categoria +100kg.


O torneiro está acontecendo desde esta sexta-feira (8), na Hungria. Dentre os 406 judocas que participarão do Grand Slam de Budapeste de judô, 20 são brasileiros. Logo depois desde compromisso, a seleção brasileira segue para Zagreb, na Croácia, onde disputa um Grand Prix entre os dias 15 e 17 de julho.


Os torneios nível Grand Slam do circuito da Federação Internacional de Judô rendem ao campeão de cada categoria 1.000 pontos no ranking, 700 aos segundos colocados e 500 aos terceiros. Já o Grand Prix concede 700, 490 e 350, nessa ordem.


Rafael Baby

O judoca tem 34 anos, nasceu em Campo Grande e passou a infância em Aquidauana, a 137 km da Capital. Sua primeira arte marcial foi o karatê, aos cinco anos. Começou a treinar judô aos 15 e foi prata no de Guadalajara, em 2011.


Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Rafael conquistou a primeira medalha de pesos-pesados do Brasil. Na ocasião, Baby levou o bronze, sendo parte da melhor campanha do judô brasileiro em Olimpíadas. No mesmo ano, foi campeão do Campeonato Pan-Americano de Judô, no Canadá.

Nenhum comentário: