sexta-feira, 8 de julho de 2022

Eleições: órgãos de governo suspendem publicação de notícias

 



Pastas mantém apenas serviços essenciais

 

As secretarias de governo de Mato Grosso do Sul suspenderam as publicações de notícias em razão do período eleitoral deste ano. 


Em cumprimento à Lei Federal nº9.504/1997, este portal vai suspender todas as publicações de notícias até o fim das eleições de 2022, mantendo apenas os serviços disponíveis à população”, diz comunicado da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp).  


A ação se estende à Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), e demais órgãos governamentais do estado, exceto ao portal principal do Governo de MS.


Confira algumas restrições impostas pelo período eleitoral

I - Comparecimento de candidato em obra pública - a regra se aplica apenas aos candidatos, que não poderão comparecer a inaugurações de obras localizadas na circunscrição em que concorrem a cargo eletivo (MS), independentemente de a obra ser federal, estadual ou municipal.


II - Nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex oficio, remover, transferir ou exonerar servidor público. 


III - Realizar transferência voluntária de recursos da União aos Estados e Municípios, e dos Estados aos Municípios, sob pena de nulidade de pleno direito. 


IV - Autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta. Regra aplicável exclusivamente na circunscrição do pleito eleitoral.


V - Fazer pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, fora do horário eleitoral gratuito. Regra aplicável exclusivamente na circunscrição do pleito eleitoral.


VI - Contratar shows artísticos pagos com recursos públicos para inaugurações. Regra aplicável exclusivamente na circunscrição do pleito eleitoral.


Todas as restrições se aplicam à União, Estados ou Distrito Federal no pleito deste ano.


O primeiro turno está previsto para o dia 2 de outubro.

Nenhum comentário: