domingo, 10 de julho de 2022

Com baixa procura, vacina da influenza tem 490 mil doses sobrando no Estado

 


No fim de junho a imunização foi aberta para todos os grupos em Campo Grande

JUDSON MARINHO


Mesmo com a liberação da imunização para todos os grupos prioritários da vacina da Influenza, 490.286 doses estão sobrando nas Unidades de Saúde de Mato Grosso do Sul, disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos 79 municípios do Estado.


Ao todo o Ministério da Saúde entregou 1.068.980 doses para um público alvo de 1.048.221 pessoas no Estado, mas apenas 578.694 foram aplicadas até o momento, como consequência da baixa procura da população.


Os dados foram informados pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica e gerente técnica de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ana Paula Rezende Goldfinger.


A vacina da influenza protege contra três tipos de vírus da gripe: H1N1, H2N3 e Influenza B.


Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, em decorrência da doença, 93 pessoas morreram neste ano e 340 pessoas foram internadas em Mato Grosso do Sul. 


“O grande risco é o óbito. Este é um período sazonal de vírus respiratório. Durante dois anos tivemos o predomínio da circulação da Covid-19, agora temos também a Influenza e vários vírus respiratórios circulando. Como tem vacina para Covid-19 e Influenza, a forma de prevenção é essa, além do distanciamento social, uso de máscara e álcool”, disse Lívia de Mello Almeida Maziero, gerente de Influenza e doenças respiratórias da SES.


Cobertura Vacinal

Em Mato Grosso do Sul, o grupo prioritário de crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores chega à marca de 56,7% de vacinados.


O grupo abrange 783.242 pessoas, contudo 404.292 doses foram aplicadas.


Entre os adolescentes, caminhoneiros, pessoas com comorbidades, integrantes das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, pessoas com deficiência permanente, detentos e trabalhadores de transporte e portuários o índice ficou em 25,9%.

Nenhum comentário: