segunda-feira, 23 de maio de 2022

Baixas temperaturas foram benéficas para o trigo no PR

 

                                                          Marcel Oliveira


Para o trigo, que chega a 46% da área estimada semeada, as temperaturas baixas favorecem a aclimatação
Por:  -Aline Merladete

Nesta semana tivemos o ingresso de uma frente fria, levando os termômetros às temperaturas mais baixas do ano. Apesar de trazer preocupação para os produtores paranaenses, especialmente em relação à segunda safra de feijão e de milho, a onda de frio também deve ter efeitos benéficos. Para o trigo, que chega a 46% da área estimada semeada, as temperaturas baixas favorecem a aclimatação e estimulam o perfilhamento, pois as lavouras ainda não chegaram em estágios críticos para o frio.



De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, as temperaturas negativas controlam a população de insetos e plantas que poderiam gerar prejuízos ao cereal. Neste último ponto, destaca-se o papel financeiro, podendo a geada reduzir os custos do triticultor, mesmo que este sequer tenha semeado a área neste ciclo.


Apesar de a saca voltar a alcançar o valor de 100 reais no preço de balcão nesta semana, essas pequenas contribuições do tempo são importantes em um ano em que os custos também estão em patamares elevados.

Nenhum comentário: