quarta-feira, 6 de abril de 2022

Coreia do Norte diz que atacará Coreia do Sul se for ameaçada

 Poder 360


A Coreia do Norte pode “aniquilar” a Coreia do Sul caso for atacada, disse Kim Yo-jong, irmã do líder Kim Jong-hun nesta 3ª feira (5.abr.2022). A declaração veio em resposta aos recentes comentários do ministro da Defesa da Coreia do Sul, Suh Wook, que diz ter mísseis preparados para atingir “qualquer alvo” no país vizinho.


Kim Yo-jong disse que o país não tem a intenção de iniciar uma nova guerra entre os países, mas em caso de ataque a resposta deixaria os militares da Coreia do Sul em “total destruição e ruína”. Ela definiu a fala do ministro como um “grande erro”. 



“Se os exércitos dos 2 lados lutarem um contra o outro, toda a nação coreana sofrerá um desastre como aconteceu há meio século, ou melhor, algo que pode ser mais terrível, não importa qual lado ganhe ou perca em uma guerra”, disse Yo-jong.


No fim de março Kim Jong Un coordenou um teste de lançamento de um míssil do tipo ICBM (balístico intercontinental) chamado “Hwasong-17”. 


Segundo a mídia estatal, o objetivo do governo coreano é “conter o perigo de uma guerra nuclear” provocada pelos Estados Unidos.


O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, afirmou que o lançamento é uma “grave ameaça”. Na Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que o movimento militar norte-coreano é uma “violação descarada” das resoluções do CSNU (Conselho de Segurança das Nações Unidas).

Nenhum comentário: