terça-feira, 5 de abril de 2022

Chapa Simone e Leite agrada emedebistas de Mato Grosso do Sul

 


Marido da senadora contesta rumor de plano B que indica disputa por reeleição, e não pela Presidência da República

CELSO BEJARANO

Declaração do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB), que expressou ontem (4) a possibilidade de concorrer como vice da senadora sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB) em uma disputa pela Presidência da República, agradou aos emedebistas de MS. Eles creem que a eventual composição desta chapa deve impulsionar as chances da presidenciável.


Apesar do entusiasmo dos correligionários, em Mato Grosso do Sul, os murmurinhos que insistem na ideia de que a senadora pode, ainda, abandonar a disputa pela sucessão do presidente Jair Bolsonaro (PL) e buscar a reeleição tiveram início há 3 meses. O mandato de Simone expira no fim de janeiro de 2023.


O deputado estadual licenciado Eduardo Rocha (MDB), marido da senadora, disse que, se confirmado o desejo de Leite, Simone deixaria de se destacar como opção da 3ª via e se tornaria rapidamente “alternativa certa da 1ª via”.


Em março, dois pré-candidatos da conhecida 3ª via renunciaram à ideia de concorrer à Presidência da República – o senador Rodrigo Pacheco e Alessandro Vieira, ambos do PSD. O ex-juiz federal Sergio Moro anunciou na semana passada que também não queria mais disputar a Presidência, mas voltou atrás.


O presidente do MDB em Mato Grosso do Sul, Junior Mochi, também acredita ser uma vantagem eleitoral o fato de Simone e o ex-governador gaúcho estarem juntos na mesma chapa. Para ele, a eventual aliança favoreceria a pré-candidatura de Simone.


Eduardo Rocha disse que MDB, PSDB, Cidadania e União Brasil mantêm “conversas adiantadas” para disputarem a Presidência “juntos”.


“O Doria [João Doria, ex-governador paulista que venceu Leite nas prévias do PSDB em novembro e conquistou a condição de se tornar o pré-candidato do partido] sofre rejeição pessoal. O Eduardo Leite, mesmo perdendo para Doria, renunciou ao governo gaúcho e está no jogo. E se juntar com a candidatura de Simone forma-se uma grande chapa”, afirmou Rocha.


“Juntando a experiência em gestão da Simone com a dele [Leite], conquistamos a preferência de quem não quer a extrema direita nem a extrema esquerda”, acredita Rocha, hoje integrante do secretariado do governo de MS.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: